Notícia

Confea e Universidade de Medelim vão oferecer cursos para profissionais


Presidente do Confea, Vinicius Marchese, e o reitor da Universidade de Medelim, Néstor Raúl Posada Arboleda. Créditos: Arquivo Confea

O Confea e a Universidade de Medelim firmaram convênio, nesta sexta-feira (14/6), para capacitar profissionais do Brasil. O objetivo é proporcionar atualização de conhecimentos a engenheiros, agrônomos e geocientistas, ampliando as oportunidades de intercâmbio e aprimoramento técnico-científico.

O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, destacou a importância do acordo. “Com mais este convênio, reiteramos nosso compromisso em oferecer incentivos aos profissionais brasileiros. Nossa meta é ampliar as perspectivas de capacitação e possibilitar que eles conheçam outras realidades e vivências profissionais”, pontuou Marchese, ao ressaltar o potencial da cidade colombiana. “Medelim é reconhecida mundialmente por ter superado conflitos a partir de estratégias baseadas em inovação e sustentabilidade, tornando-se inclusive um local frequentemente escolhido para intercâmbio estudantil internacional”, frisou o presidente do Confea.

Carlos Eduardo López, decano da Faculdade de
Engenharia da Universidade de Medelim (à dir. de Marchese)


A potencialidade da engenharia colombiana também foi reconhecida por Wilson Levy Braga Neto, diretor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Nove de Julho (Uninove), localizada em São Paulo. “Medelim aplicou boas técnicas de engenharia e planejamento urbano para enfrentar a grave problemática da violência que afetou a cidade por mais de 40 anos. Eles combinaram medidas de enfrentamento da criminalidade com projetos urbanos inovadores, permitindo as pessoas acessarem parques, bibliotecas e equipamentos de mobilidade urbana. Além disso, implementaram um programa de arborização urbana que foi responsável por reduzir a temperatura da cidade em cerca de 2º C”, comentou o especialista que apoiou o Confea na construção do acordo de cooperação com a Universidade de Medelim.

Na avaliação de Levy, o convênio é um benefício direto para os registrados no Confea. “Os profissionais brasileiros vão poder aprender com professores que são referência mundial em temas de sustentabilidade, urbanismo social, resiliência e medidas de enfrentamento das mudanças climáticas. Terão a oportunidade de interagir com profissionais colombianos muito capacitados e conhecer casos exitosos de políticas públicas”, acrescentou.

A sociedade também irá se beneficiar com o recente convênio, segundo o eng. agr. Carlos Eduardo López, decano da Faculdade de Engenharia da Universidade de Medelim. “Ao realizarmos conjuntamente projetos e atividades de formação, vamos melhorar e enriquecer o exercício da profissão de engenharia nos dois países, com foco no comportamento ético dos profissionais e nas boas práticas para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou López.

Fundada em 1950 sob o lema de Ciência e Liberdade, a Universidade de Medelim é uma instituição colombiana de ensino superior de caráter privado. Atualmente conta com mais de 7.500 estudantes de graduação em 26 programas e 3 mil estudantes em programas de pós-graduação em 38 especializações, 28 mestrados e 5 doutorados, distribuídos em sete faculdades.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Cumprimento de Decisão Liminar

Imagem de exemplo

Nova edição da Conselho em Revista está ar

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: