
Operação Minerva ocorre na região de Panambi

A construção civil é um dos pilares fundamentais da economia brasileira . Créditos: Arquivo CREA-RS
Com a meta de fiscalizar 50 obras de edificações residenciais, comerciais, industriais e obras públicas, o CREA-RS promoveu, de 17 a 21 de fevereiro, a etapa da Operação Minerva em Panambi, Condor e Santa Bárbara do Sul. O objetivo é identificar se todas as atividades relacionadas às Engenharias e Geociências são executadas por responsável técnico com o registro da respectiva ART.
Isso pode prevenir inúmeros acidentes e reprimir infrações à legislação profissional. A integridade das obras e a observância das normas técnicas são fundamentais para evitar falhas estruturais, que podem resultar em acidentes graves ou em danos duradouros para a sociedade.
A construção civil é um dos pilares fundamentais da economia brasileira e, em 2025, prevê-se um crescimento moderado impulsionado por investimentos tanto públicos quanto privados, aumentando a demanda por fiscalização. A resolução do Confea nº 1134/2021 estabelece que a fiscalização deve priorizar ações em áreas que possam gerar riscos à sociedade e ao meio ambiente.
A Resolução Confea nº 1134/2021 também enfatiza a importância da fiscalização sobre todos os grupos e modalidades profissionais envolvidos nas obras.
