
Programa Reconstruir retorna a Canoas após um ano das enchentes

Liderada pela Eng. Amb. Nanci Walter, delegação do CREA-RS em uma das escolas. Créditos: Arquivo CREA-RS
Na terça (29), a delegação do CREA-RS, liderada pela Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, visitaram algumas escolas que receberam laudos técnicos dos profissionais do Programa Reconstruir-RS, acompanhada do secretário adjunto de Infraestruura e Logística de Educação de Canoas, Francisco Costa dos Santos. Participaram o Eng. Civ. Marcelo Saldanha, um dos coordenadores do Programa; o Eng. Prod. Mec. Fabio Chaves, gestor institucional do CREA-RS; o Eng. Civ. Matheus Santos, assessor técnico; e a chefe de Núcleo de Fiscalização, Alessandra Borges. Também acompanhou o vereador Juares Carlos Roy.
Como resposta do Sistema Confea/Crea à tragédia ambiental, a presidente Eng. Nanci criou na primeira quinzena de maio de 2024, o Reconstruir-RS, programa em que os profissionais voluntários de todo Brasil se cadastraram por meio de formulário. Também foi firmado um convênio com a Famurs para que os municípios mais atingidos pudessem contar com esse voluntariado técnico.
A intenção de todo este trabalho foi apoiar os municípios, onde os laudos técnicos são essenciais para alavancar recursos e providências para a contratação posterior dos serviços técnicos necessários à retomada do desenvolvimento.
Uma dessas ações ocorreu de 2 a 5 de julho de 2024, nas escolas municipais de Canoas, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes. Além do prejuízo econômico, as crianças também ficaram fora da sala de aula, pois as escolas foram tomadas pelas águas.
O objetivo foi a vistoria em escolas e unidades de saúde, que sofreram danos durante a enchente histórica, levando o conhecimento das engenharias para a recuperação das instalações. Foram vistoriadas 40 escolas e 11 UBS, com a emissão de 97 laudos técnicos e 77 Arts humanitárias. O trabalho foi realizado por 76 profissionais dos três estados do Sul, de diversas modalidades. Destes, 41 são engenheiros civis, 11 engenheiros eletricistas e 11 engenheiros mecânicos, além de profissionais das áreas naval, florestal, ambiental, química e geologia.
Após um ano, a equipe do CREA-RS visitou 4 escolas de Canoas, para verificar as ações que foram executadas após os laudos técnicos e a reconstrução, como troca do piso das salas, teto, banheiros.
Acompanhe na postagem em nosso Instagram o orgulho dos profissionais que estiveram à frente do Programa Reconstruir ao encontrarem as diretoras das escolas e as ações que foram feitas para o retorno das crianças às escolas. Via-se o ar de felicidade e a gratidão pelo trabalho voluntário.
