
Inspetoria de Pelotas recebe a visita do candidato a chefe-geral da Embrapa Clima Temperado

Visita institucional aproxima CREA-RS e Embrapa. Créditos: Arquivo CREA-RS
Nesta quinta (08), o pesquisador com candidatura homologada para concorrer ao posto de chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, engenheiro agrônomo Leonardo Ferreira Dutra, visitou a Inspetoria de Pelotas, sendo recebido pelos inspetores Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab Alice Helena Coelho Scholl (chefe), Eng. Agric. Gizele Ingrid Gadotti (secretária), Eng. Civ. Celso Luis da Silva Pedreira (Tesoureiro).
O pesquisador com candidatura homologada para concorrer ao posto de chefe-geral da Embrapa Clima Temperado defende sua proposta de trabalho em audiência pública a ser realizada no dia 13 de maio, às 10h, no auditório da Unidade, situada no km 78 da BRS 392, em Pelotas (RS). Caso seja aprovado em todas as etapas, Dutra deve ser nomeado em portaria a ser publicada até o dia 7 de julho para assumir o cargo no dia 1º de agosto. O mandato é de dois anos, prorrogável uma vez por igual período.
Conforme a norma do processo, a dinâmica da reunião prevê uma hora de apresentação pelo candidato e até uma hora de perguntas pelos integrantes do Comitê de Seleção de Chefes (CSC) - colegiado responsável por coordenar e conduzir a seleção em cada Unidade, além da análise técnica dos candidatos conforme itens previstos na norma. No momento oportuno, os demais empregados também poderão realizar perguntas.
A audiência, que integra a segunda etapa do processo de seleção, será transmitida on-line para o público interno, visando atender, principalmente, os empregados lotados em bases físicas fora do município, como é o caso da Estação Experimental de Canoinhas (EECan), em Santa Catarina. A última etapa, que engloba a entrevista do candidato com a Diretoria Executiva (DE) da Empresa, bem como a deliberação final, deve ocorrer entre 3 de junho e 2 de julho.
Leonardo Dutra é técnico em Agropecuária pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG); engenheiro agrônomo, mestre em Agronomia e doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e pós-doutor pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Ingressou como pesquisador na Embrapa Florestas (PR) em 2004, sendo transferido à Embrapa Clima Temperado em 2008, onde atua com micropropagação de plantas e conservação de recursos genéticos vegetais. De novembro de 2023 a março de 2025, exerceu a função de chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia na Unidade.
