
Fiscalização do CREA-RS e CAU-RS realizam ação conjunta no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre

Créditos: Arquivo CREA-RS
Mais de 300 estruturas estão sendo montadas no Parque Harmonia, em Porto Alegre, para receber o Acampamento Farroupilha 2025. Entre os dias 1º e 21 de setembro, o espaço reunirá mais de três mil pessoas em mais de 200 piquetes, além de restaurantes, casas de órgãos públicos, de patrocinadores e o palco principal do evento.
Nesta quinta-feira (28), equipes de fiscalização do CREA-RS e do CAU-RS estiveram no local para verificar as Anotações e Registros de Responsabilidade Técnica (ARTs e RRTs) dos projetos e instalações relacionados ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), infraestrutura elétrica e hidráulica, banheiros químicos, palco principal e estruturas metálicas.
“Fizemos uma primeira visita há quinze dias com a equipe responsável pela produção, quando recebemos as informações sobre as empresas e profissionais atuantes. Agora, nessa segunda etapa, viemos verificar as estruturas já montadas, confirmar os dados recebidos e identificar atividades adicionais. Fiscalizamos desde a montagem dos piquetes e do palco até as instalações elétricas, banheiros químicos e o parque de diversões”, explicou o supervisor de Fiscalização do CREA-RS, Pedro Ost, reforçando a importância do acompanhamento das equipes desde a fase inicial.
A atuação conjunta, fortalecendo a ação fiscalizatória foi ressaltada pela gerente de Atendimento e Fiscalização do CAU-RS, arquiteta Márcia Martins. “Nossa equipe de fiscalização, em conjunto, busca a apuração das responsabilidades técnicas para alcançar o objetivo comum, que é conferir segurança e um exercício profissional regular. Esse trabalho integrado é fundamental, pois otimiza a atuação e evita esforços duplicados em grandes eventos, que envolvem tanto atividades da engenharia quanto da arquitetura.”
Acompanhado a visita dos Conselhos, a responsável técnica pela parte ambiental e de paisagismo do Parque Harmonia, a Eng. Agr. Daisy Chollet, falou sobre a preocupação com o manejo ambiental do espaço. “Este é um parque no coração da cidade que recebe diversos eventos, então temos que compatibilizar as atividades com a vegetação existente e com os serviços ambientais que ela proporciona. Cuidamos das escavações, podas, supressões necessárias e fazemos esse manejo dinâmico, sempre pensando na preservação ambiental. Também orientamos piqueteiros e comerciantes sobre como cuidar e preservar o espaço, para que o parque siga sendo um ambiente acolhedor e cada vez mais bonito.”
A programação inclui, além da montagem dos piquetes, o acendimento da Chama Crioula no dia 7 de setembro, e diversas atividades culturais e gastronômicas. O tema oficial dos Festejos Farroupilhas 2025 é "Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa".
