
Na Semana Farroupilha, Conselho gaúcho é anfitrião da 5ª Reunião Ordinária do CP

O governador do RS, Eduardo Leite, participou da abertura do CP. Créditos: Arquivo Confea
A sede do Palácio do Comércio, no Centro Histórico de Porto Alegre, recebe a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, reunindo dirigentes dos 27 Creas do país para debater demandas importantes das profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências.
A presidente anfitriã, Eng. Amb. Nanci Walter (CREA-RS), compôs a mesa de abertura, junto com o coordenador do CP, Eng. Lamartine Moreira Júnior (CREA-GO); o coordenador adjunto, Eng. Fernando Von Paumgartten de Galiza (CREA-CE); e o presidente da Mútua Nacional, Eng. Civil Joel Krüger.
O encontro tem um tom especial para os gaúchos: além de coincidir com as celebrações da Semana Farroupilha, acontece em um prédio histórico duramente atingido pela enchente de maio de 2024, quando as águas chegaram à marca de 1,80 m, e que hoje está completamente restaurado.
A abertura da reunião, na manhã desta quinta-feira (18), contou com a presença do governador Eduardo Leite, que destacou o papel fundamental das profissões do Sistema Confea/Crea para o Rio Grande do Sul. “O processo de reconstrução, liderado pelo Plano Rio Grande — plano de Estado para ampliar a capacidade de proteger todos os gaúchos — atua ao lado da ciência e do trabalho técnico de engenheiros em suas diversas especialidades. Obras de resiliência, como levantamentos topográficos, estudos de batimetria e modelagem dinâmica, só se concretizam com projetos bem elaborados e profissionais habilitados. Uma ponte não se ergue apenas com concreto, mas com conhecimento técnico que assegura a sua qualidade e durabilidade.”
Anfitriã do evento, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, também lembrou das cheias de 2024. “Aproveito este momento para agradecer a todos e a todas que ajudaram o Rio Grande do Sul de qualquer maneira — seja numa oração, em pensamento positivo ou em ajuda financeira. O que vimos aqui foi uma demonstração única no nosso Brasil. E quem passou por isso, em qualquer dimensão ou magnitude, nunca irá esquecer. É importante que vocês saiam daqui, com a fala do nosso governador, entendendo o quanto isso significou para nós.”
O presidente do Confea, Eng. de Telecomunicações Vinicius Marchese, que participou de forma virtual, deu as boas-vindas a todos os presidentes e agradeceu ao governador por ser não só uma referência política, mas também para os profissionais da Engenharia, pela forma como enfrentou a reconstrução do Estado. “O compromisso do Sistema Confea/Crea é também contribuir para melhorar a vida da sociedade.”
A 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua acontece nos dias 18 e 19 de setembro e conta ainda com a presença da diretoria e dos coordenadores de Câmaras do CREA-RS. Após os debates do primeiro dia, o grupo será recebido pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e pela secretária de Cultura, Liliana Cardoso, no Piquete da Prefeitura, no Parque Harmonia.
