
As eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2026 já têm data definida: serão realizadas no dia 3 de julho (sexta-feira). Pela internet, os profissionais registrados de todo o país poderão escolher seus representantes para cargos estratégicos no Conselho Federal, nos Conselhos Regionais e na Caixa de Assistência.
O pleito abrangerá a escolha de presidente do Confea; presidentes dos 27 Creas; conselheiros federais representantes das modalidades profissionais, nos estados de Mato Grosso (Agronomia), Mato Grosso do Sul (Industrial), Piauí (Elétrica), Roraima (Agronomia), Santa Catarina (Civil); e conselheiros federais titular e suplente representantes de Instituições e Ensino Superior (IES), modalidade engenharia. Também serão escolhidos os diretores-gerais, administrativos e financeiros das Mútuas Regionais. Os eleitos cumprirão mandato de 1º de janeiro de 2027 a 31 de dezembro de 2029.
O cronograma eleitoral, aprovado na Sessão Plenária nº 1.723, realizada nesta quinta-feira (25), prevê:
• 2 de março – publicação do edital de convocação das eleições
• 3 de abril – prazo final para desincompatibilização dos pretensos candidatos
• 6 a 17 de abril – período para apresentação do requerimento de registro de candidatura
• 18 de abril – início da campanha eleitoral
• 15 de maio – último dia para credenciamento do delegado eleitor (eleições para conselheiro representante das IES)
• 3 de julho – dia da eleição
• 3 de agosto – divulgação do edital com o resultado das eleições homologado pelo plenário
Acesse a página da CEF para ter mais informações
O trabalho realizado com antecedência pela Comissão Eleitoral Federal (CEF) foi reconhecido pelo presidente do Confea, Vinicius Marchese. “Esse planejamento da CEF é extremamente importante para garantir agilidade na contratação de sistema e auditoria e, assim, assegurar transparência”, afirmou.
Na sequência, a coordenadora da CEF, Ana Adalgisa, agradeceu a parceria e o comprometimento da equipe. “Em 2025, a CEF conseguiu ver a questão legal das resoluções, está deixando o calendário pronto para 2026 e capacitando as equipes técnicas de todos os Creas. Isso é fruto da gestão que quer celeridade com responsabilidade”, salientou.
Julianna Curado / Equipe de Comunicação do Confea