Notícia

De ES para SE: Sergipe recebe bandeira e sediará 81ª Soea em 2026


Créditos: Arquivo CREA-RS

A passagem da bandeira da Soea do Espírito Santo para Sergipe ganhou ainda mais significado por marcar o início da preparação para a 81ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será realizada de 13 a 16 de outubro de 2026. O evento coincidirá com as comemorações dos 50 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE).

Mais do que um gesto simbólico, a solenidade representou o início de uma mobilização que deve envolver diversos setores estratégicos do estado. A expectativa é reunir mais de seis mil profissionais de todas as regiões do Brasil, consolidando Sergipe como protagonista nos debates nacionais sobre inovação, desenvolvimento sustentável, tecnologia e políticas públicas voltadas às áreas tecnológicas. 

Da esq. p/ dir.: Dilson Melo, Vinicius Marchese, Joel Krüger e Jorge Silva

Ao entregar a bandeira para o próximo anfitrião da Semana, Jorge Silva, presidente do Crea-ES, afirmou que o evento deste ano trouxe aperfeiçoamento profissional. “Os debates destes dias vão fazer com que tenhamos um município, um estado e um país cada vez melhor. Em Sergipe avançaremos ainda mais, estaremos juntos com vocês. Este já é o maior evento tecnológico da América Latina, e o segundo maior do mundo. Até a próxima!”, disse, depois de rodar com a bandeira no palco, instigando o presidente do Crea-SE a fazer o mesmo.

O presidente do Crea-SE, eng. civ. Dilson Melo, ressaltou o simbolismo de sediar a 81ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia em Sergipe. “Receber pela primeira vez a Soea, justamente no ano em que o Crea-SE completa 50 anos, é motivo de grande emoção e orgulho. Nosso compromisso é realizar uma Semana à altura do nosso estado, em parceria com os órgãos governamentais, como as prefeituras e o Governo de Sergipe, e contando com a experiência dos últimos anfitriões”, destacou.

bandeira_dilsonse.jpg
Dilson Melo

“Que moqueca maravilhosa capixaba”, iniciou o diretor-presidente da Mútua e ex-presidente do Confea, Joel Krüger. “Dilson, fica de olho que a régua de qualidade do evento foi aumentada pelo Jorge”, brincou. “Tenho certeza de que Sergipe será absoluto sucesso. Teremos muito apoio. E esta Soea foi belíssima, todo mundo está saindo com muito mais conhecimento do que entrou”, ponderou, antes de agradecer os times de todas as instituições envolvidas na organização da Soea.

O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, encerrou a solenidade com um pedido especial: "Nesta passagem de bandeira, meu único pedido é que a 81ª Soea tenha como foco principal os profissionais. Uma Semana que inspire e motive nosso público, assim como aconteceu aqui", afirmou Marchese.

Carta de Vitória

Todos os anos, durante a passagem da bandeira da Soea para o próximo Crea que vai receber a Semana, o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) faz a leitura da Carta Declaratória da Soea, que sintetiza as discussões realizadas no evento. Na Carta deste ano, o Cden firmou seu compromisso em aprovar um novo regimento para o colegiado e em revisar o Código de Ética Profissional. Confira a matéria completa.

LEIA A CARTA DE VITÓRIA

Homenagens
Durante a solenidade de passagem, o presidente do Crea-SE recebeu simbolicamente, das mãos da chanceler do Mérito, eng. civ. Carmem Petraglia, a homenagem destinada à engenheira agrônoma Joana Maria Ferreira, que não pôde estar presente na Cerimônia da Láurea ao Mérito.

bandeira_liderancas.jpg
Jorge Silva e lideranças políticas do estado



Como forma de agradecimento aos principais parceiros do evento, o anfitrião Jorge Silva entregou placas de homenagem à Mútua e ao Confea, reconhecendo a relevante contribuição de ambas as instituições. Ele também destacou o apoio fundamental das prefeituras da Serra e de Vila Velha para a realização da Semana.

ABNT
Entre os momentos mais marcantes da cerimônia, destacou-se a entrega do Selo Ouro pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um reconhecimento de excelência que antecedeu a simbólica passagem de bandeiras. Saiba mais sobre o assunto

Reportagem: Beatriz Leal e Fernanda Pimentel (Confea)
Equipe de Comunicação da 80ª Soea
Fotos: Sto Rei e Impacto/Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: