
Oktoberfests de Igrejinha e de Santa Cruz do Sul são fiscalizadas pelo CREA-RS

A Oktoberfest de Igrejinha é a mais antiga do Rio Grande do Sul. Créditos: Arquivo CREA-RS
A Oktoberfest de Igrejinha começa nesta sexta (17) e vai até o dia 25, com várias atrações. A Oktoberfest é uma festa popular que tem origem em 1810, em Munique, na Alemanha. Espalhou-se pelo mundo e hoje é conhecida como um festival de comidas típicas, danças, folclore, cerveja e diversão.
Em Igrejinha, a festa acontece desde 1988, mas com uma energia diferente. Contando com uma programação diversificada, com atrações para todos os perfis e idades, a Oktoberfest de Igrejinha é uma manifestação de amor às tradições, sendo reconhecida como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
O agente fiscal João Fetter e a supervisora Raquel Fortes visitaram a montagem nesta quinta (16), para verificar a responsabilidade técnica das atividades e serviços que exigem a participação de profissionais com registro no CREA-RS.
Oktoberfest de Santa Cruz do Sul
Em sua 40ª edição, a Oktoberfest de Santa Cruz ocorre até o dia 26 de outubro. O agente fiscal Aloísio Butzge esteve no local do evento, solicitando as ARTs de projetos e execução de palcos, arquibancadas, coberturas, instalações elétricas, banheiros químicos e demais sistemas temporários.
A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul tem suas raízes na tradicional festa da Baviera, em Munique, e começou a ganhar forma no município em 1849, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães à colônia. As dificuldades enfrentadas pelos colonizadores foram superadas com dedicação e trabalho, impulsionando o desenvolvimento regional principalmente por meio do cultivo do tabaco.
Ao longo de quatro décadas, a Oktoberfest se consolidou como símbolo de integração cultural, reunindo visitantes de todo o Brasil e do exterior para celebrar a história e as tradições dos imigrantes, em uma festa plural e democrática.
