CREA-RS presente na reunião da CNCE 2025

Representando o CREA-RS, o Eng. Químico e Eng. Seg. Trab. Marino Greco, coordenador da Comissão no Rio Grande do Sul. Créditos: Arquivo Confea
Entre 17 e 19 de novembro, ocorre em Foz do Iguaçu (PR) a 4ª Reunião da Coordenadoria Nacional das Comissões de Éticas dos Creas (CNCE).
Representando o CREA-RS, o Eng. Químico e Eng. Seg. Trab. Marino Greco, coordenador da Comissão no Rio Grande do Sul, explica que o Conselho gaúcho participou do grupo que elaborou a proposta do Plano Plurianual visando à atuação da Coordenadoria, juntamente com os Crea AL, AP, AM, BA, CE e PA, a qual foi aprovada por todos os coordenadores presentes.
O Confea, a partir de junho de 2025, passou a implementar plano plurianual de atuação da Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética, com definição de objetivos estratégicos, metas, indicadores e cronograma.
“Apesar desse avanço institucional, ainda persistem lacunas práticas na aplicação da Resolução nº 1.004, de 2003, tais como desigualdade na implementação entre Creas, ausência de uniformidade nos entendimentos e morosidade processual, nesse sentido a CNCE aprovou a proposta referente ao PPA (2026-2027-2028) visando garantir o planejamento, a organização, a eficiência e o alinhamento das ações das Comissões de Ética com metas de medio e longo prazo, assegurando continuidade administrativa e padronização de processos”, explica o Eng. Marino, também 1º diretor administrativo do CREA-RS.

