Fiscalização conjunta reúne CREA-RS e CAU-RS no Paleta Atlântida 2026

Durante a fiscalização, foram solicitadas as responsabilidades técnicas das empresas e dos profissionais envolvidos. Créditos: Arquivo CREA-RS
Reconhecido como o maior churrasco do mundo, o Paleta Atlântida chega à sua 9ª edição consolidado como um dos maiores eventos gastronômicos e culturais do país. A edição deste ano acontece neste sábado (24), na praia de Atlântida, em Xangri-Lá, no Litoral Norte gaúcho, reunindo cerca de 5 mil assadores, distribuídos ao longo de aproximadamente 4 quilômetros de churrasqueiras contínuas, com expectativa de receber mais de 150 mil pessoas ao longo do dia.
Como há muito serviço técnico por trás de um evento como este, exigindo a participação de profissional legalmente habilitado, o CREA-RS realizou nesta semana uma fiscalização na montagem das estruturas do Paleta Atlântida. A ação foi realizada de forma conjunta com o CAU-RS, visando a segurança e a responsabilidade técnica em grandes eventos.

Durante a fiscalização, foram solicitadas as responsabilidades técnicas das empresas e dos profissionais envolvidos nas atividades que exigem habilitação legal, como estruturas de palco, estruturas metálicas, geração e distribuição de energia, sonorização, iluminação, PPCI, gestão de resíduos, banheiros químicos, entre outros serviços técnicos necessários para a realização do evento.
A ação contou com a participação do Eng. Prod. Mec. Fábio Chaves, gestor institucional do CREA-RS; de Alessandra Borges, chefe do Núcleo de Fiscalização; do agente fiscal Pedro Petroli e do supervisor de fiscalização, Pedro Ost. Também acompanharam a operação a Eng. Quim. Bárbara de Oliveira, inspetora-chefe de Capão da Canoa; o Eng. Civ. Paulo Vitt, representante titular da Zonal Litoral. Pelo CAU-RS, a agente fiscal Letícia Ourique.
A atuação conjunta entre CREA-RS e CAU-RS reforça o compromisso da gestão atual com a proteção da sociedade, a legalidade das atividades técnicas e a qualidade das estruturas e serviços disponibilizados ao público.
A fiscalização em grandes eventos como o Paleta Atlântida contribui para que a programação ocorra de forma segura, organizada e em conformidade com as normas técnicas vigentes.
O PALETA ATLÂNTIDA
O Paleta Atlântida surgiu em 2017 e rapidamente deixou de ser um simples encontro entre amigos para se transformar em um dos maiores eventos de churrasco do mundo.
Realizado anualmente em Xangri-Lá, o evento reúne milhares de pessoas na beira da praia, em um ambiente de confraternização, diversidade gastronômica e valorização das raízes do churrasco. A cada edição, centenas de assadores participam trazendo diferentes cortes e estilos, mantendo a paleta de ovelha como símbolo principal.
Em 2025, o Paleta Atlântida expandiu suas fronteiras e chegou pela primeira vez a Porto Alegre, no Cais Mauá, reunindo mais de 15 mil participantes e reforçando a posição da capital como referência mundial do churrasco. Além disso, a confirmação de edições no interior do Rio Grande do Sul amplia ainda mais o alcance do evento e fortalece sua identidade como um movimento cultural e gastronômico do estado.

