Notícia

11 de fevereiro: Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência


A data traz uma reflexão sobre a promoção da igualdade de gênero no campo científico. Créditos: Arquivo CREA-RS

Celebrado anualmente em 11 de fevereiro, desde 2016, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi oficialmente instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas.  Essa data tem como propósito estimular discussões sobre a importância da participação igualitária das mulheres no campo científico, uma vez que as mulheres continuam sub-representadas, especialmente em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês).

Traz também a reflexão sobre a necessidade contínua de promover a igualdade de gênero também no campo científico.

A inclusão da licença-maternidade no Currículo Lattes, concretizada em abril de 2021 pelo CNPq, foi uma conquista fundamental da ciência brasileira, impulsionada ativamente pelo movimento Parent in Science, coordenado pela pesquisadora Fernanda Staniscuaski da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que havia protocolado solicitação junto ao CNPq. A versão do Currículo Lattes com essa modificação entrou em funcionamento no dia 15 de abril de 2021.

Ainda há muito a ser feito e o Comitê do Programa Mulher CREA-RS, desde a sua implantação, em 2021, sob a gestão da presidente, Eng. Amb. Nanci Walter, foca na valorização profissional e na ampliação da presença feminina, combatendo a baixa representatividade, média global de apenas 35% de mulheres nas áreas STEM.

O CREA-RS utiliza a data para destacar pesquisas de graduandas, pós-graduandas, técnicas e docentes, incentivando o desenvolvimento científico. As ações buscam incentivar meninas a seguirem carreiras científicas e engenharias, fortalecendo a rede feminina nas áreas de atuação do Conselho. O Programa Mulher do CREA-RS atua durante todo o ano, focando na equidade de gênero e na liderança feminina na engenharia, agronomia e geociências. 

É necessário continuar a lutar por políticas inclusivas que reconheçam e abordem os desafios enfrentados pelas mulheres na ciência. Somente por meio de esforços contínuos e colaborativos será possível criar um ambiente científico verdadeiramente equitativo e diversificado.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Quando a fantasia entra na avenida, a engenharia sustenta o espetáculo

Imagem de exemplo

Inspetoria de Vacaria 43 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: