
Ação estadual fiscaliza manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras
O supervisor de Fiscalização Rogério de Oliveira e a agente fiscal Fernanda Delavi estiveram em shoppings da Capital . Créditos: Arquivo CREA-RS
O CREA-RS realizou, entre os dias 09 e 10 de maio, uma ação intensiva de fiscalização voltada às áreas de manutenção periódica e instalação das escadas rolantes, esteiras e elevadores em edificações de todo o RS, partindo dos 43 municípios que contam com suas Inspetorias.
Orientados pela Gerência e supervisores de Fiscalização, 75 agentes fiscais participaram da ação, realizada em prédios, shoppings, centros comerciais e profissionais, rede hoteleira, hospitais e outras edificações que possuam tais equipamentos. O objetivo foi verificar a responsabilidade técnica de empresas e/ou profissionais habilitados e com registro no Conselho para os serviços de instalação e manutenção rotineira, visando garantir a segurança de seus usuários.
Os proprietários ou responsáveis pelos locais têm dez dias, a partir do recebimento do Termo de Requisição de Documentos e Providências (TRDP), para apresentarem a documentação solicitada, que depois será analisada pelo CREA-RS.
Porto Alegre
Na manhã desta terça-feira (10), a fiscalização esteve no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, onde solicitou a documentação da empresa responsável pelos equipamentos do shopping. O Engenheiro Eletricista Igor Gibran Costa, supervisor da equipe de manutenção do empreendimento, destacou a preocupação com o estado de funcionamento dos elevadores, escadas e esteiras por onde circulam em média 25 mil pessoas por dia. “Hoje temos 11 elevadores no shopping, 2 no prédio garagem, 2 esteiras e 12 escadas rolantes. Destas, 8 são novas, trocadas na obra de expansão do shopping. Mantemos uma frequência grande de manutenção de atendimento por conta do grande fluxo de pessoas”, explica.
De acordo com o Engenheiro, a rotina das manutenções é feita conforme a programação da empresa responsável pelos equipamentos, que mantém dois profissionais alocados no shopping. O trabalho é todo acompanhado pela equipe de manutenção do Praia de Belas, que conta com cinco profissionais da área. Além de Igor, como supervisor, atuam um Engenheiro civil e uma Arquiteta com especialização em Engenharia de Segurança como encarregados, um Engenheiro de Produção na gerência e um Engenheiro Civil como gerente-geral.
