
Segundo dia do CP traz informes e debates referentes ao Sistema

Durante o CP o presidente do Confea, Eng. José Tadeu, assinou a Resolução nº 1074. Créditos: Arquivo CREA-RS
A 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, que ocorre desde a quarta-feira (15) em Porto Alegre (RS), iniciou seu segundo dia com informes de diversas comissões de trabalho do Sistema Confea/Crea e Mútua, decisões e apresentações de projetos que estão em andamento em diversos Estados. Além disso, o presidente do Confea, José Tadeu, assinou a Resolução nº 1074, que aprova a norma geral para elaboração de regimento dos Creas.
Os 27 presidentes, no dia anterior, votaram por unanimidade a escolha da cidade de Belém (PA) para a realização da Soea em 2017. Também trataram sobre organização da 73ª Semana da Engenharia (SOEA) que ocorre no final de do mês de agosto, apresentando o sistema operacional que será utilizado durante o evento, contando com aplicativo para celular, votação eletrônica e demais itens que darão agilidade e modernização ao evento. Além disso, ratificaram a deliberação nº 051/ 2016 – CONP, que dispõe as regras sobre a realização de parcerias com as Entidades de Classe.
A extinção da Câmara Especializada de Engenharia Florestal foi amplamente debatida neste segundo dia de reunião, que também discutiu o surgimento e a implantação de um novo sistema de votação para os processos eleitorais do Sistema Confea/Crea e Mútua e a segurança dos procedimentos realizados pela internet. Esse será um dos temas do próximo Colégio de Presidentes e contará com uma palestra de especialistas no assunto e representante de TI dos Conselhos.
Como parte das atividades do dia, o CREA-MG apresentou suas iniciativas no Estado, demonstrando o projeto “Selo de Qualidade para as Instituições de Ensino” e o manual “A Engenharia nos Empreendimentos”. Segundo o diretor da Mútua-MG, Eng. Civ. Maurício Fernandes da Costa, o manual traz elementos sobre os diversos tipos de empreendimento da Engenharia, além de mostrar a importância do profissional habilitado e do registro da ART no Conselho e as responsabilidades do empreendedor.
Ainda foram pauta a Resolução do Confea nº 1.073/2016 sobre a política de formação profissional e o posicionamento do Conselho diante do Regime Jurídico Único (RJU). Alem disso, o presidente do Confea, José Tadeu, assinou a Resolução nº 1074, que aprova a norma geral para elaboração de regimento dos Creas.
