
Etapa Guaíba da Operação Deméter fiscaliza mais de 40 armazenadoras de grãos

A ação gerou 33 TRDPS. Créditos: Arquivo CREA-RS
De 20 a 24 de março, o agente fiscal Ilson Rozalino Garim e Silva e o supervisor Pedro Estevam Ost visitaram 41 armazenadoras de grãos, cooperativas e propriedades rurais de Guaíba, Barra do Ribeiro, Sertão Santana, Eldorado do Sul, Charqueadas, São Jerônimo e General Câmara, gerando 33 Trdps.
O objetivo promover a valorização profissional e garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geologia, buscando a defesa da sociedade, fundamentado na ética, proteção ao meio ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos.
Esta ação de fiscalização atende também à Norma de Fiscalização n° 004/2010, da Câmara de Agronomia, para verificar os equipamentos existentes na unidade armazenadora e assim requisitar a Anotação de Responsabilidade Técnica pela manutenção dos equipamentos existentes.
Para a inspetora-chefe de Guaíba, Eng. Civ. Michele Silvania Terres da Silva, foi uma ação muito importante na área da Agronomia, buscando a valorização dos profissionais através da requisição da Responsabilidade Técnica.
O Projeto de Fiscalização em silos e armazéns do Rio Grande do Sul compilou os dados de acidentes de trabalho fatais relacionados aos processos de pós-colheita, incluindo o armazenamento de grãos.
Em relação aos processos de trabalho nos quais ocorreram os eventos fatais, destacaram-se as operações de movimentação de grãos entre compartimentos, as atividades de limpeza e descarga final de silos, as manutenções e as montagens das estruturas de armazenamento de grãos.
