
CREA-RS promove Operação Hefestos em indústrias do Vale do Taquari

Empresas são foco da ação . Créditos: Arquivo CREA-RS
Com o objetivo de fiscalizar cerca de 40 empresas, os agentes fiscais Ilson Garin, Pedro Ost, José Castro Pinto e Jucimar Godinho verificam empreendimentos industriais dos 36 municípios abrangidos pela Inspetoria de Lajeado entre os dias 18 e 20 de julho.
A Operação, que homenageia Hefesto, deus grego dos metais, do fogo e da metalurgia, visa fiscalizar indústrias, com o objetivo de verificar a participação de responsável técnico legalmente habilitado e com capacidade técnica, decorrente de sua formação acadêmica, e a existência de empresa legalmente constituída e habilitada no desenvolvimento de atividades das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea.
Esses empreendimentos desenvolvem atividades que necessitam de manutenção, que devem ser realizados por profissionais e empresas legalmente habilitadas. Assim, é dever legal do CREA- RS combater o exercício ilegal da profissão efetuando, para tanto, a fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica, em conformidade com a lei.
Na empresa Zebu Cercas Elétricas, os fiscais foram recebidos pela coordenadora administrativa Paula Malmann, que recebeu a TRDPs com a solicitação da documentação necessária sobre a responsabilidade técnica.
O Engenheiro Eletricista Alcir Antônio Rais, responsável técnico há 25 anos, ressaltou a importância do profissional habilitado no setor. "A sociedade precisa ficar atenta para contratar realmente empresas e profissionais técnicos"
Na empresa Good Instant, fábrica de fermentos, Sabrina Becker, proprietária também falou da fiscalização e da responsabilidade técnica. "Garante que mais empresas como nós estejam fazendo tudo certo, com registro no Conselho e com profissional técnico", apontou.
