SIPAT com orientações para trabalhadores da construção civil

O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (Sinduscom-SL) e o SESI juntos estão atendendo mais de mil trabalhadores. Créditos: Arquivo CREA-RS

A SIPAT Comunitária da Construção Civil e do Mobiliário 2012, envolvendo 12 empresas participantes, segue na sua segunda semana de atividades, consagrada como uma iniciativa inovadora no Estado. O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (Sinduscom-SL) e o SESI  juntos estão atendendo mais de mil trabalhadores, que recebem orientações sobre segurança, saúde e meio ambiente, diretamente nos canteiros de obra, sempre enfatizando a valorização do profissional, que atua nestas áreas.

Na programação, palestras, vídeos e aulas estão ocorrendo, no período de 06 a 17 de agosto. Uma unidade móvel, equipada com cadeiras, telão, projetor, laptop, banner e vídeos, viabiliza o acesso do conteúdo da Semana da SIPAT Comunitária até aos canteiros de obras e sedes das empresas. Nesta semana, de 13 a 17, a SIPAT itinerante está percorrendo as empresas engajadas ao projeto, nos municípios de Esteio, Dois Irmãos/ Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Na pauta do primeiro dia da SIPAT Comunitária, o tema Segurança do Trabalho/ NR 35 – Trabalho em Altura, a cargo de Gustavo Martins Vargas, da empresa Combate.   Seguindo o programa, AIDS/ Doenças Sexualmente Transmissíveis e Prevenção às Drogas, ministrado por assistentes sociais do SESI. Na quarta-feira, o tema Meio Ambiente, Reciclagem e Sustentabilidade, com Maurício Prass, da assessoria técnica do Pró-Sinos. O palestrante Vladimir Kuse, da empresa Automasafety, falará, nesta quinta-feira, sobre Prevenção de Acidentes/ NR 12 – Trabalho em Máquinas. Na sexta-feira, encerrando a programação, será enfatizada a Valorização do Profissional – Trabalhador da Construção Civil e do Mobiliário. O tema estará a cargo de Bia Kern, coordenadora do Projeto Mulheres em Construção. Ao final de cada palestra, são sorteados brindes, oferecidos pelas empresas, para os participantes. Estão participando da SIPAT Comunitária as empresas: Baliza Empreendimentos Imobiliários; Consórcio Sultepa-Toniolo, Busnello; Construeng Construção e Engenharia; Construtora Premold; Grepol Engenharia e Construção; Grupo Herval; Henner Engenharia; Isdralit Indústria e Comércio; Kaefe Engenharia e Empreendimentos Imobiliários; Oliva Construções e Empreendimentos Imobiliários; Sawaya Construções e Incorporações e Weissheimer Engenharia.

Fonte: Comunicação Empresarial Ltda.