Inicia Encontro de Representantes do Sistema Confea/Crea

Coordenadores recebendo certificação. Créditos: Arquivo CREA-RS

Foi aberto na noite de segunda-feira (18) o Encontro de Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O evento reuniu cerca de 300 pessoas no auditório da Universidade dos Correios. A realização do encontro de representantes acontece em um momento muito significativo para as profissões, uma vez que o Sistema conta com mais de um milhão de profissionais e 200 mil empresas, que contribuem diretamente para o desenvolvimento, segurança e sustentabilidade do país.
Durante a abertura, o presidente do Confea, Eng. Civ. José Tadeu, destacou a participação das lideranças que movem o Sistema Confea/Crea e Mútua para o desenvolvimento tecnológico do Brasil e a importância da participação dessas lideranças no evento. “O encontro dessas lideranças é importante para que façamos uma reflexão sobre a importância do nosso papel, uma avaliação da nossa participação na sociedade”, disse Tadeu. Ele ainda destacou a participação dos técnicos, que hoje representam 40% do Sistema Confea/Crea e Mútua.
O coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Antonio Carlos Albério, falou sobre a oportunidade de renovação dos fóruns que integram o Sistema. “Com esta recomposição novas esperanças surgem para os profissionais. Continuamos discutindo a alteração da legislação, que se iniciou ano passado na Soea (Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia) e que será concretizado no CNP (Congresso Nacional de Profissionais). A sustentabilidade do Sistema é outro ponto a ser debatido nessa oportunidade”, defende Albério.
Já o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Tec. Ind. e Eng. Eletric. Ricardo Nascimento, destacou o papel fundamental das entidades para propor alteração à lei 5194/66. Ele ainda propôs que as entidades nacionais e regionais também incluam em seus planos de trabalhos ações sociais que contribuam para o aprimoramento da sociedade civil.

Certificados
Durante o evento, houve a entrega dos certificados de função aos coordenadores nacionais titulares e adjuntos, que encerraram seus mandatos. O presidente do Crea-DF, Eng. Civ. Flávio Correia, destacou a atuação comprometida dos coordenadores que receberam a certificação  frente às  Coordenadorias de Câmaras Especializadas, Cden e Colégio de Presidentes. Flávio ainda destacou a estreia da Engenharia Florestal nas Coordenadorias de Câmaras Especializadas.
Também compuseram a mesa de honra o representante e diretor da Mútua, Eng. Eletric. Antônio Salvador da Rocha; o coordenador das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, Eng. Civ. André Luiz Schuring; e os conselheiros federais Tec. Mec. Luís Eduardo Quitério, Eng. Eletric. Darlene Leitão, Eng. Eletric. Marcos Vinicius Santiago, Eng. Civ. Francisco José Teixeira Coelho Ladaga, Tec. Tdif. Mário Induacelino e Eng. Eletric. Ana Constantina Oliveira.

Programação
Hoje (19), a partir das 9 horas, os fóruns consultivos do Sistema (Colégio de Presidentes, Colégio de Entidades Nacionais e coordenadorias de câmaras especializadas) elegem os coordenadores e os coordenadores-adjuntos. A novidade deste ano é a participação da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal, que foi criada no final do ano passado e terá sua primeira reunião. Durante a semana, ainda será definido o calendário de reuniões 2013, além do plano de trabalho de cada órgão. O Encontro de Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua vai até sexta-feira (22). A programação se dividirá entre os blocos “A” e “B” da sede Confea. Confira a programação em www.confea.org.br

Equipe de Comunicação do Confea