Notícia

Capes seleciona projetos para intercâmbio Brasil-Argentina


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu edital para a seleção de projetos para o Programa de Cooperação Internacional, com base no convênio de intercâmbio cultural na Argentina, relativo à integração educacional para formação de recursos humanos em nível de pós-graduação. O projeto é uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva do governo argentino (MINCYT). As inscrições vão até o dia 2 de agosto.

O objetivo do intercâmbio é estimular o conhecimento, bem como o fomento ao intercâmbio de estudantes de pós-graduação e o aperfeiçoamento de docentes e de pesquisadores e a cooperação entre o Brasil e a Argentina. As atividades realizadas nos projetos serão custeadas por meio do financiamento de bolsas de estudo, de recursos de custeio, de diárias, seguro saúde, auxílio instalação, transporte aéreo, entre outros.

Serão selecionados grupos nas categorias: Grupos de Pesquisa Conjunto - projetos de pesquisa desenvolvidos por uma equipe brasileira e uma equipe argentina, ambas vinculadas a Instituições de Ensino Superior em seus países; e Grupos de Pesquisa Associados em Rede - projetos de pesquisa desenvolvidos por duas ou três instituições de Ensino Superior de cada país.

No ato da inscrição, o coordenador da equipe brasileira deverá preencher o formulário disponível no endereço http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/argentina/mincyt, apresentando também a carta de apresentação com a justificativa da parceria explicitando a pertinência do projeto com a equipe argentina. Devem constar no projeto: fundamentação teórica; objetivo; metodologia; descrição das metas; especificação da infraestrutura; e identificação das linhas de atuação na área pretendida.

Para participar, as instituições e cursos participantes deverão atender aos seguintes requisitos: vínculo ao programa de pós-graduação avaliado pela Capes, com conceitos 3 a 7; o coordenador do projeto deverá possuir o título de doutor há pelo menos cinco anos; é necessária a apresentação do componente de formação de recursos humanos, entre outros. A duração prevista do projeto é de dois anos.

O edital pode ser conferido na página http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_037_2013_MINCYT.pdf. Mais informações pelo e-mail mincyt@capes.gov.br.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: