Notícia

Dicas para evitar acidentes originários da eletricidade


Créditos: Arquivo CREA-RS

No Brasil, os números de acidentes de origem elétrica resultando em perdas de vidas são descritos no Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica da Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. O último anuário publicado apresenta o número total de acidentes de origem elétrica ocorridos em 2021, no Brasil. Os dados são divididos em três grandes linhas: choques elétricos; incêndios por sobrecarga da instalação elétrica; e acidentes com as descargas atmosféricas.

O documento destaca que, em 2021, houve 761 mortes devido a acidentes de origem elétrica, sendo 89% do total causado por choque elétrico; 6% advindo de incêndios que tiveram origem na sobrecarga; e 5% devido a descargas atmosféricas.

Conversamos com a Engenheira Eletricista Caroline Raduns, conselheira da Câmara de Engenheira Elétrica, sobre a importância da instalação elétrica adequada e que aponta algumas dicas, além da contratação de um profissional habilitado. “Também são necessários cuidados no uso da energia elétrica, já que atitudes e ações sem a devida atenção, podem acarretar em acidentes de origem elétrica”, aponta.

CREA-RS – É possível garantir agilidade, conforto, qualidade de vida, saúde e tantos outros fatores com o uso dos eletroeletrônicos?

Engenheira Eletricista Caroline Raduns – Imaginar o nosso dia a dia sem o uso da energia elétrica é praticamente impossível, e cada vez mais equipamentos e sistemas eletroeletrônicos estão presentes nas tarefas diárias. Mas, é importante destacar que a energia elétrica, que permite que os sistemas e equipamentos funcionem, requer uma instalação elétrica adequada, projetada e executada de forma a atender todas as medidas de segurança. Assim, em caso de algum problema, os sistemas de proteção garantem a segurança dos usuários e das instalações.

CREA-RS – Quais são os principais fatores de acidentes de origem elétrica?

Engenheira Eletricista Caroline Raduns – O choque elétrico é o principal fator das mortes de acidentes de origem elétrica. O choque elétrico é a passagem da corrente elétrica pelo corpo. Uma das formas de garantir a segurança e evitar o choque elétrico é o uso de instalações elétricas projetadas e executadas por profissionais legalmente habilitados. Também é importante a manutenção periódica e, sempre que necessário, a adequação para atender às novas cargas elétricas. Outro fator preponderante para evitar-se os acidentes de origem elétrica é a atitude segura.


CONFIRA ALGUMAS DICAS DA CONSELHEIRA PARA EVITAR ACIDENTES PROVINDOS DA ELETRICIDADE


- Não utilize eletrodomésticos com mãos ou pés molhados nem em locais com água e umidade. A pele molhada facilita a passagem da corrente elétrica e intensifica o choque.

- Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor) e procure um profissional habilitado.

- Ao instalar o chuveiro, conecte o fio terra (verde e amarelo) ao aterramento. Lembre-se também de fechar a torneira antes de mudar a chave “verão/inverno” e “liga/desliga” do chuveiro e não o faça com o corpo molhado.

- Antes de ligar novos aparelhos nas tomadas, verifique se a tensão (127 ou 220 volts) é compatível com o equipamento.

- Não esqueça o ferro elétrico ligado. Você estará desperdiçando energia e poderá provocar um incêndio.

- Desligue e retire o plug da tomada quando não estiver utilizando qualquer aparelho elétrico ou quando for limpá-lo. E, ao retirar o plug da tomada, não puxe pelo fio.

-Não encoste os fios dos aparelhos em superfícies quentes.

- Evite utilizar “T” (benjamins) ou extensões improvisadas. Vários aparelhos ligados em uma mesma tomada podem causar sobrecarga.

- Instale protetores de plástico nas tomadas. Eles só devem ser retirados quando a tomada for utilizada.

- Desligue a torradeira antes de retirar os pães com garfo ou faca.

- Nunca bloqueie as chaves dos disjuntores ou substitua os fusíveis por arame, moeda, papel de cigarro, entre outros objetos.

- Ferros de construção, trilhos de cortina, escadas e outros objetos metálicos também representam perigo e devem ser movimentados longe dos fios elétricos.

- A utilização de ferramentas elétricas requer cuidados especiais. Siga as instruções do fabricante e nunca improvise extensões ou emenda dos fios.

- Siga estas dicas e contrate apenas profissionais legalmente habilitados. Para consultar o nome dos profissionais devidamente registrados, acesse o site do CREA – RS, aba PROFISSIONAL, item CONSULTA REGISTRO DE PROFISSIONAIS.

Preserve a sua vida e de sua família.  

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: