Notícia

Abertura oficial dos Congressos Distritais discute temas relevantes para o Sistema Confea/Crea


Diretoria e integrantes da Comissão e do GT de Organização. Créditos: Arquivo CREA-RS

Fim de semana para pensar como o Sistema Confea/Crea e Mútua pode estar nas decisões para soluções técnicas para o desenvolvimento do país. Na manhã deste sábado (25), o CREA-RS promoveu a abertura oficial dos Congressos Distritais por Microrregiões, a etapa preparatória ao 15º Congresso Estadual de Profissionais do Rio Grande do Sul, que ocorre em 29 de julho em Porto Alegre.

Eng. Ambiental Nanci Walter na abertura do encontro

Pela primeira vez, os distritais irão ocorrer de forma remota, reunindo presencialmente somente a diretoria do CREA-RS, integrantes da Comissão e do GT de Organização, além de convidados.

Mesa de abertura

Nesta etapa, é uma oportunidade para que os profissionais ampliem a discussão de temas que impactam na regulamentação, no exercício das profissões da área tecnológica e no desenvolvimento nacional com políticas públicas para a Engenharia, Agronomia e Geociências.

Infraestrutura, Inovação Tecnológica e Atuação Profissional são os temas que permeiam o CEP deste ano, por isto nesta abertura foram convidados palestrantes que trouxeram algumas provocações: O que você quer do seu Sistema Profissional?  O que você faz para que o Sistema Profissional seja mais efetivo por sua profissão?

Profissionais reunidos

Em sua manifestação, a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, ressaltou a oportunidade para o diálogo entre os colegas para construir um Sistema que atenda às demandas dos profissionais. “É o momento para sairmos da nossa zona de conforto e propormos melhorias para o nosso Sistema. É importante que tenhamos o peso desta representatividade. Pensar na nossa Mútua, no nosso Confea e nossos Creas. Neste momento, já tivemos muitas propostas, o que demonstra o avanço de nosso Congresso Distrital”, ressaltou.

Falou ainda sobre o formato, on-line. "Estamos construindo juntos este novo formato. Chamamos os profissionais para participarem", afirmou.

Na abertura, o coordenador da GT de Organização, Geólogo Marco Antonio Fontoura Hansen explicou como seriam os trabalhos durante o dia, após a manhã de palestras. “Na parte da tarde, o momento serão as discussões de propostas e a eleição dos delegados. Será a oportunidade para discutirmos as nossas profissões em defesa da sociedade”, ressaltou.

Também presente, o diretor-geral da Mútua-RS, Geólogo e Eng. Seg. Trabalho Pablo Palma, sugeriu mais propostas com relação às melhorias da Mútua. “Estaremos de braços abertos para defender estas propostas no Congresso Nacional, em Goiás”, defendeu, desejando um bom evento a todos.

Integrantes do GT Organização

A Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, conselheira federal pelo Rio Grande do Sul, também ressaltou a importância destas discussões e de propostas que surgem nestes debates. Citou do seu tempo como inspetora, quando não havia tecnologia. "Hoje os desafios são outros. O Sistema está sendo desafiado a se reiventar na infraestrura e nas inovações tecnológicas. "Nestes dois anos de pandemia, a nossa tecnologia, feita pela engenharia, contribuiu para que o própria Sistema não parasse e atendesse às demandas dos profissionais. O Sistema Confea/Crea e Mútua trabalha na atuação e ética profissional, portanto nosso papel é muito importante", afirmou.

Parte do GT de Organização

Garantiu ainda que as propostas serão escutadas no Congresso Nacional de Profissionais que acontecerá em Goiás. "Eu entendo as críticas com relação à morosidade da análise das propostas. Mas tenha a certeza que estamos trabalhando para que o CNP seja representativo das profissões que contribuem para o desenvolvimento do país", finalizou.

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: