
MTE identifica e proíbe venda de máquinas irregulares expostas na Mercopar

Máquinas consideradas irregulares têm cartazes do MTE fixados . Créditos: Arquivo MTE/Divulgação
Durante fiscalização, na quarta-feira, dia 5, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Caxias do Sul proibiu a venda de máquinas de algumas empresas expositoras na Mercopar, que ocorre nos Pavilhões da Festa da Uva.
O órgão notificou algumas empresas para se absterem de efetuar a venda dos produtos que, segundo informações do MTE, não oferecem segurança aos trabalhadores.
De acordo com o gerente do Ministério, Vânius Corte, “as irregularidades verificadas dizem respeito à ausência de dispositivos de proteção obrigatórios, o que pode acarretar graves acidentes aos trabalhadores que as utilizarem”.
As máquinas que não possuem os dispositivos de segurança obrigatórios por lei, conforme o MTE, não podem ser fabricadas, importadas, comercializadas, leiloadas, locadas, cedidas a qualquer título, ou mesmo expostas.
As empresas que comercializarem os produtos notificados podem ser multadas e até interditadas.
As máquinas que os agentes do órgão apontaram irregulares estão com um cartaz alertando os possíveis compradores sobre sua inadequação. A fiscalização vai ocorrer durante toda a realização da feira.
Fonte: Leouve
