Certidão de Acervo Técnico

A Certidão de Acervo Técnico – CAT é o instrumento que certifica, para os efeitos legais, que consta dos assentamentos do Crea a anotação da responsabilidade técnica pelas atividades consignadas no acervo técnico do profissional.

Existem 4 tipos de CAT:

• CAT sem registro de atestado sobre todo o acervo do profissional, chamada de CAT TOTAL;
  • CAT sem registro de atestado sobre parte do acervo do profissional, chamada de CAT PARCIAL;
  • CAT sem registro de atestado de uma única ART, chamada de CAT INDIVIDUAL;
  • CAT com registro de atestado (ver detalhes no link Profissional - Registro de Atestado).

CAT sem registro de atestado, como requerer:

Método 1) Protocolizando solicitação na sede ou inspetoria regional do Crea-RS. Como proceder: Preencha o formulário padrão e escolha entre CAT TOTAL, PARCIAL ou INDIVIDUAL. Nas CATs total e parcial só constam ARTs baixadas por conclusão. Por essa razão é recomendável verificar o seu acervo antes de requerer a certidão. Na CAT individual, a ART pode estar em andamento. Prazo para a emissão das CATs: Até 3 dias úteis (ressalva: CAT que seja necessário digitar ARTs antigas, o prazo será de até 15 dias).

Além do requerimento, o profissional deve apresentar cópia de documento de identificação com foto e assinatura atualizada. No caso de ser um procurador o requerente da CAT, deve juntar cópia da procuração e do seu documento de identidade.

Método 2) CAT eletrônica. Como proceder: O profissional deve ingressar em Serviços Online com seu usuário e senha. Entre no link Certidão de Acervo Técnico. Escolha a opção 1 e siga os passos descritos na página. Após o pagamento da taxa, a CAT estará disponível para impressão no dia útil seguinte ao pagamento.

Serviços:

Atenção: Só estão disponíveis para conferência de autenticidade pelo site as CATs sem assinatura. As CATs que possuem assinatura tem como elemento de segurança a marca d´água e a assinatura do funcionário do Crea-RS.