INSTITUIÇÃO

Engenharia Mecânica e Metalúrgica

A Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica. (CEEMM) do CREA-RS, conforme disposto nos arts. 45 e 46 da Lei Federal nº 5.194/66, é encarregada de normatizar, julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização, infrações da referida Lei e do Código de Ética de sua competência.

Os diversos títulos profissionais, de nível superior, que integram a Modalidade Industrial (mecânica e metalúrgica) estão relacionados na Tabela de Títulos, que está anexa à Resolução nº 473/2002 do CONFEA.

Coordenador: Eng. Mec. Luciano Grando
Coordenador-adjunto: Eng. Mec. Marcos Kercher
Representante do Plenário: Eng. Quím. Marcelo Pelisoli Holz
Analista de Processos: Eng. Mec. Júlio César Pereira Arellano
E-mail: industrial@crea-rs.org.br

Decisões e Deliberações

Deliberação n° 001, de 2016

Referente a instalação e manutenção de sistemas condicionadores de ar e de refrigeração.

Deliberação n° 001, de 2019

Referente à montagem/execução/instalação de fachadas envidraçadas de prédios, conhecida como “Pele de Vidro”.

Deliberação n° 002, de 2019

Referente a aterramento na instalação de máquinas-ferramenta.

Deliberação n° 003, de 2019

Referente a linhas de pintura na indústria.

Deliberação n° 004, de 2019

Referente à perfil profissiográfico previdenciário - PPP e Laudo Técnico de Condições do Ambiente de trabalho - LTCAT.

Deliberação n° 005, de 2019

Referente a laudo de periculosidade.

Normas de Fiscalização

Norma nº 17, de 1998 – Versão 2003

Dispõe sobre a necessidade de registro e responsabilidade técnica nas Indústrias Moveleiras.

Norma nº 20, de 2008

Dispõe sobre Parques de Diversões.

Norma nº 22, de 2008

Dispõe sobre ART de Cargo/Função.

Norma nº 23, de 2008

Dispõe sobre o Registro de Indústrias Produtoras de Calçados.

Norma nº 24, de 2008

Dispõe sobre Concessionárias de Veículos Automotores, Máquinas Agrícolas e Rodoviárias, Equipamentos Rodoviários ou Implementos Agrícolas.

Norma nº 25, de 2008

Dispõe sobre Caldeiras.

Norma nº 26, de 2008

Dispõe sobre Gaseificadores.

Norma nº 27, de 2008

Dispõe sobre Instalação de Gás Combustível.

Norma nº 28, de 2008

Dispõe sobre ART para Obras de Caráter Tecnológico.

Norma nº 29, de 2008

Dispõe sobre Implantação de Unidade Industrial.

Norma nº 30, de 2008

Dispõe sobre Retífica de Motores.

Norma nº 33, de 2008

Dispõe sobre Projeto, Instalação/Montagem, Manutenção e Inspeção de Equipamentos Médicos Hospitalares, Odontológicos e Laboratoriais.

Norma de Fiscalização nº 015, DE 2015

Dispõe sobre empresas enquadradas em regime especial de fiscalização na área da Engenharia Indústria.

Norma 35-2015

Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica de profissionais da modalidade industrial por pessoa jurídica e dá outras providências.

Decisão Normativa nº 114, de 2019, do Confea.

Dispõe sobre a fiscalização das atividades relacionadas a sistemas de refrigeração e de ar condicionado.