PROFISSIONAL

Registro de Atestado de Responsabilidade Técnica

É um procedimento previsto na Lei nº 8.666/93 para fins de qualificação técnica em licitações. O atestado é a declaração fornecida pela contratante da obra ou serviço, pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, que atesta a execução de obra ou a prestação de serviço e identifica seus elementos quantitativos e qualitativos, o local e o período de execução, os responsáveis técnicos envolvidos e as atividades técnicas executadas.

1) Documentação:

1.1) Para contratos escritos:

I – Requerimento padrão (se houver interesse de registrar o atestado para mais profissionais, utilize o Modelo de Autorização.);

II – Uma via original do atestado e uma cópia simples;

III – Cópia do contrato assinado que deu origem à obra ou serviço e aditivos, ordem de início, ordens de serviço e demais documentos equivalentes, se houver;

IV – No caso de obras ou serviços contratados pelo setor privado ou por pessoas físicas, deve ser comprovado que o emitente do atestado é o proprietário do empreendimento, mediante apresentação de um documento público, que vincule o emitente ao endereço da obra/serviço, tais como habite-se, matrícula do Registro de Imóveis, licença ambiental, aprovação de projeto, alvará do Corpo de Bombeiros, etc.

1.2) Para contratos verbais:

II – Uma via original do atestado e uma cópia simples;

III – Cópia da nota fiscal, ou RPA, ou aceite de proposta/orçamento;

IV – No caso de obras ou serviços contratados pelo setor privado, deve ser comprovado que o emitente do atestado é o proprietário do empreendimento, mediante apresentação de um documento público, tais como habite-se, matrícula do Registro de Imóveis, licença ambiental, aprovação de projeto, alvará do Corpo de Bombeiros, etc;

2) Taxa do expediente (Ano de 2020): R$ 89,67 por profissional.

3) Prazo de análise da documentação: Até 7 dias úteis após a compensação da taxa. Prazo válido para documentação completa. Os processos são analisados por ordem de protocolo.

4) Orientações:

a) O atestado deve ser emitido pelo proprietário do empreendimento (obra ou serviço). A única exceção são os casos de subcontratação, em que o proprietário dará a anuência no atestado (ver modelo de atestado de subcontração no link Modelos de atestados).

b) No caso do profissional requerente do registro de atestado indicar ARTs de outros profissionais no requerimento, o pedido só será analisado mediante apresentação de autorização dos demais profissionais.

c) No caso de obra própria executada por pessoa física ou jurídica, o atestado deve estar acompanhado de documento público que comprove a conclusão da obra ou serviço expedido pela prefeitura, por agência reguladora ou por órgão ambiental, entre outros.

d) Planilhas anexas ao atestado somente serão registradas caso estejam mencionadas no corpo do atestado e com todas as suas folhas devidamente rubricadas pelo emitente.

e) Atestado parcial (obra/serviço em andamento) deve informar as atividades ou etapas finalizadas até a data de emissão do documento, com a respectiva quantificação (ver modelo de atestado em andamento no link Modelos de atestados).

5) Links para obter mais informações

6) Legislação:

7) Requisitos obrigatórios do atestado para pleitear registro no Crea-RS:

a) quando emitido por pessoa jurídica, o atestado deve ter a logomarca do contratante ou carimbo padronizado com o número do CNPJ, se ele não possuir uma logomarca, bem como o nome completo e cargo/função de quem assina o documento;
b) quando emitido por pessoa física, o atestado deve ter o nome completo e número do CPF do emitente do documento;
c) local e data de emissão do atestado;
d) período (data de início e conclusão) do contrato, contendo dia, mês e ano;
e) endereço completo do local onde a obra/serviço foi realizado;
f) nome e título dos profissionais responsáveis técnicos pela realização da obra/serviço, com os seus números de registro no Crea
g) descrição da obra/serviço, com as respectivas atividades técnicas contratadas, tais como projeto, execução, supervisão, coordenação, assessoria, consultoria, fiscalização, entre outras;
h) no caso de pessoa jurídica de direito privado, identificação do contratante e do proprietário da obra/serviço, com razão social e número do CNPJ; no caso de pessoa jurídica de direito público, identificação da razão social e no caso de pessoa física, nome completo e número do CPF;
i) identificação da empresa contratada, se houver, com razão social e número do CNPJ.

Observação: A indicação do número da(s) ART(s) registrada(s) no Crea-RS, referente(s) à obra ou serviço no atestado é opcional.

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: