Notícia

Assembleia Legislativa homenageia os 70 anos do Senge-RS


Presidente do CREA-RS, Eng. Capoani, participou do Grande Expediente da Assembleia em homanagem aos 70 anos do Senge-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

No período do Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do RS (Alergs) dessa quinta-feira (28), o deputado Raul Carrion (PCdoB) homenageou os 70 anos do Sindicato dos Engenheiros (Senge/RS). “Por sua representação e atuação qualificada, o Senge/RS tornou-se referência  não só para os sindicatos de engenharia e de profissionais liberais, como também para o conjunto do movimento sindical brasileiro e mundial”, afirmou. O presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, esteve presente à Alergs e destacou a importância do Senge-RS, ressaltando ser uma das mais representativas entidades de classe do RS.
História
O parlamentar destacou que  a Associação dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, criada em 1940, foi o embrião para a organização do sindicato. À época, questionava-se por que uma categoria profissional elitizada, composta por profissionais liberais, necessitava de um órgão de representação sindical. Segundo Carrion, uma pesquisa sobre o mercado de trabalho na engenharia feita pelo sindicato, logo após sua constituição, mostrou um dos motivos: mais de 70% da categoria era formada por profissionais assalariados.
De acordo com o deputado, muitas foram as conquistas obtidas pela categoria em 70 anos de história. Entre elas estão a regulamentação de engenheiro e sua valorização, a instituição do salário mínimo profissional, a materialização dos primeiros acordos e convenções coletivas de trabalho no Brasil, a criação da Federação Nacional dos Engenheiros e a luta pela permanente capacitação técnica dos profissionais.
Além disso, na opinião do parlamentar, a categoria sempre se mostrou sensível à realidade nacional, atuando na defesa dos mais caros interesses do povo gaúcho e brasileiro. Segundo Carrion, o Senge/RS esteve envolvido na luta pela produção do carvão gaúcho, na defesa do petróleo, de outros recursos naturais brasileiros e  da tecnologia nacional. Atuou ainda no processo de redemocratização do país e na elaboração de propostas para a constituinte de 1988. Mais recentemente, participou do debate sobre o aproveitamento da orla do Guaíba e sobre a controvérsia da venda da FASE no Morro Santa Tereza.
Homenagem
Durante o pronunciamento, Carrion destacou alguns nomes de integrantes do Senge/RS que marcaram a instituição, como o primeiro presidente do sindicato, José Maria de Carvalho, e o presidente do período 1978 –1984, Eng. Homero Simon, que atuou na Rede da Legalidade, em 1961. 
Lei
Carrion contou que teve a honra de ser o proponente da Lei estadual nº 13789, que dispõe sobre a concessão de assistência técnica gratuita de Engenheiros e Arquitetos, voltada à construção de moradias para famílias de baixa renda. Ele espera que, em breve, o governo do Estado inicie uma experiência piloto baseada nessa legislação.
Presenças e participações
Associou-se à homenagem o deputado Adão Villaverde (PT). Acompanharam o Grande Expediente o diretor-presidente do Senge, Eng. Agr. José Luiz Azambuja, a 1ª vice-presidente do Senge, Vera Maria Kroeff Carrion, o secretário estadual de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Arq. Luiz Carlos Busato, o secretário municipal de Obras e Viação de Porto Alegre, Adriano Borges Gularte, o vereador de Porto Alegre, Eng. Agr. Carlos Todeschini e o representante da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, Francisco Bragança, entre outras autoridades.
Com informações da Agência de Notícias da Alergs
 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Eleição para coordenadores regionais do CDER-RS

Imagem de exemplo

ASERMAU comemora 40 anos

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: