
Última Plenária do ano empossa diretores da Mútua e marca o final da gestão do eng. Rigatto

Créditos: Arquivo CREA-RS
Na quinta (10), o Eng. Agrônomo Paulo Rigatto, 1º vice-presidente do CREA-RS, presidiu a Sessão Plenária Ordinária nº. 1.808, última do ano de 2020. No exercício da Presidência até dezembro, o Eng. Agr. Rigatto apresentou um resumo de suas ações deste ano. A partir de janeiro de 2021, o CREA-RS passa a ser presidido pela Eng. Ambiental Nanci Walter, a primeira mulher em 86 anos. Além disso, os diretores da Mútua foram empossados e os conselheiros que terminaram o mandato deste ano foram homenageados.
Logo no início da sessão, Rigatto leu o termo de posse do diretor-geral da Mútua RS, o Geól. e Eng. Seg. do Trab. Pablo Palma, reeleito para a próxima gestão, e do diretor administrativo, Eng. Civil Gilmar Piovesan. Segundo Rigatto, o termo de posse garante a continuidade da gestão, visto que as eleições para o cargo de diretor financeiro não puderam ser realizadas por plenária virtual, seguindo determinação do Confea.
“Mesmo de forma virtual, a posse é um rito importante dentro do Sistema e é fundamental, devido à peculiaridade da exigência das eleições para diretor financeiro da Mútua RS, ser numa Plenária presencial, que no momento estamos incapacitados de realizar”, disse, parabenizando os eleitos.
Diretor-geral da Mútua empossado para mais um mandato
O empossado para direção-geral da Mútua, Geól. Pablo Palma, agradeceu a deferência e explicou que a alteração de data da posse, prevista inicialmente para a primeira plenária de 2021, deu-se em razão do ocorrido quanto à eleição do diretor financeiro. “Reforço o meu compromisso com todos, estamos em uma empreitada para revisar os juros dos benefícios da Mútua. Temos outros pleitos em andamento, mas esse é o primordial”, destacou.
Diretor Administrativo enfatizou busca de maior autonomia
O Eng. Civil Gilmar Piovesan, empossado diretor administrativo da Mútua, também se manifestou em agradecimento à antecipação da posse. “Obrigado por estarmos tomando posse antecipada, em virtude da situação em que estamos vivendo”, disse. Referindo-se à conselheira federal Andréa Brondani da Rocha, Gilmar disse que a Mútua vive um momento diferente. “A Mútua teve um trabalho de centralização desde 2000. Nos últimos anos, o processo começou a se inverter, parece que a nossa Mútua central começou a inverter processos. Na eleição, houve um compromisso do Joel Krüger de trabalhar em relação a uma forma mais autônoma dos Caixas de todo o Brasil para ter um trabalho mais dinâmico e focado no local: é o que desejamos. Certamente poderemos contar com a nossa conselheira federal para esse objetivo”, disse.
Conselheira federal ressaltou o empenho que terá em Brasília
Também presente, a conselheira federal eleita pelo RS, Eng. Agrônoma Andréa Brondani da Rocha, saudou o CREA-RS pela organização da Plenária, assim como aos diretores empossados. “Parabenizo os Engenheiros Pablo e Gilmar pela posse e saibam que podem contar conosco no Confea para encaminhamento e condução dos pleitos da melhor forma para benefício de todos”, disse.
Aproveitou para parabenizar todos os engenheiros pelo seu dia, comemorado na sexta (11/12). “Parabéns por terem optado pelas Engenharias”, disse. Lembrou, ainda, da importância da inauguração da nova ponte do Guaíba, que ocorreu no mesmo dia da realização da Plenária. “Ressalto a importância das áreas do CREA-RS na prestação de serviços para a sociedade. Hoje foi um grande dia para o Rio Grande do Sul, com esta inauguração, depois de 15 anos, e onde tivemos muitos profissionais representantes do CREA-RS presentes”, comemorou.
Coordenador do CDER-RS destacou conquistas do ano
Posteriormente, o coordenador do CDER-RS, Eng. Civil Jorge Köche, fez um balanço do último “Terças com CDER-RS” do ano. “Na última terça, tivemos a presença do presidente Rigatto, onde conseguimos consolidar um ano de atividades com o presidente e as entidades de classe muito proveitoso”, disse. Além disso, ressaltou que as expectativas para 2021 são altas, com a provável entrada de recursos. “Acredito que as entidades de classe vão conseguir reverter a situação difícil e se adaptar”, desejou.
Gestão 2020: balanço do ano
O 1º vice-presidente fez, então, uma prestação de contas. “Tenho obrigação de mostrar a vocês”, disse. Também agradeceu pela colaboração durante o ano. “Obrigada pelo crédito que vocês me deram e peço desculpas àqueles que tivemos de tomar decisões que muitas vezes não foram agradáveis”, concluiu.
Sobre a transição para a gestão 2021-2023, encabeçada pela Eng. Nanci, o Eng. Rigatto destacou estar sendo muito profícua. “No final de novembro, estabelecemos um calendário de transição com a realização de reuniões semanalmente para apresentar toda a estrutura do CREA-RS, ganhos de produtividade, etc. Achamos que estamos inaugurando um processo muito saudável para alguém que está chegando na parte operacional. Vamos ganhar bastante com essa troca de experiência e informações”, afirmou.
Já em sua apresentação, Rigatto mostrou o relatório referente ao mês de dezembro. Considerando a previsão de prejuízos feita no início da pandemia, ele considera que 2020 “foi um ano muito inferior a 2019, mas não foi o desastre previsto lá no começo”. Isso revela, segundo ele, que foram “tomadas as decisões corretas e que a previsão também foi coerente”, visto que se chegou aproximado do previsto.
Segundo o Eng. Rigatto, “esse foi o resultado do esforço todo que a pandemia nos obrigou. Houve uma economia de meio milhão de reais com as realocações e a reorganização das inspetorias, valor que poderá ser usufruído no ano que vem”, destacou. “Foi um efeito que teve desgaste, crítica, as quais respeito, mas o produto foi essa economia que, em um momento de crise financeira, é o principal”, defendeu.
Qualificação interna foi uma meta
O Eng. Rigatto apresentou o trabalho desenvolvido ao longo da gestão. “Foi um ano muito interno para o CREA-RS. Houve uma concentração de gestão naquilo que gosto e estudei bastante, do cunho administrativo. Além disso, pude dar liberdade para que funcionários e gestores do CREA-RS colocassem suas ideias em ação”, relatou.
Entre as novidades, Rigatto destacou as seguintes: instituição do Comitê Interno de Governança, da Comissão encarregada da Lei Geral de Proteção de Dados, a aprovação do Planejamento Estratégico 21-26, as reuniões sistemáticas entre os grupos de trabalho e a ampliação de rotinas utilizando tramitação/assinatura via SEI.
Superintendência Técnica
Já sobre as ações de Superintendência Técnica, ele destacou a implementação do Selo Digital nos Atestados Técnicos, o autoatendimento ao profissional, a digitalização de processos físicos para o SEI e a fiscalização feita de forma remota. Rigatto defendeu que os encontros híbridos (virtuais e presenciais ao mesmo tempo) são o novo real. “Eles dão segurança, menos desgaste e mais possibilidade de participação seja em plenárias ou em reuniões”, defende.
Superintendência Institucional
Das ações de Superintendência Institucional, o Eng. Rigatto lembrou do atendimento via WhatsApp, do Conselho em Revista 100% digital, da instituição do Mérito Acadêmico, do novo layout da Coluna Semanal, entre outras. Ele parabenizou o marketing pela “economia gigantesca e pelo ganho de amplitude que a revista digital possibilitou”.
Superintendência Administrativa
Por fim, das ações da Superintendência Administrativa, Rigatto destacou, entre outras, o encaminhamento de edital para licitação de novo Sistema Corporativo de Informática, a reconfiguração dos espaços internos da sede, a instituição do Papo Pocket Mensal e a nova sistemática de contas de suprimento de fundos, com a utilização de cartões corporativos do Banco do Brasil (atendendo Decreto 5,355/2005).
Rigatto agradeceu novamente a confiança e as críticas e concluiu pedindo para que se pense o CREA-RS de forma proativa. “Temos responsabilidade com o recurso que vem e bem usá-lo é nosso dever. Encerro o mandato agradecendo a todos e me mantenho à disposição”, concluiu.
Homenagem a conselheiros em fim de mandato
Na sequência, o 1º vice-presidente homenageou os conselheiros das Câmaras Especializadas que encerram seus mandatos neste ano, citando os nomes de todos. Agradeceu aos colegas pela dedicação ao CREA-RS e desejou um bom retorno àqueles que continuarão na próxima gestão.
Os conselheiros aprovaram o calendário de 2021, com reunião virtual na primeira sessão do ano, em 7 de janeiro, em razão da situação preocupante da pandemia no Rio Grande do Sul e no Brasil, sem previsão de melhora imediata. Além disso, as reuniões de Câmaras, assim como a votação para vice-presidente também será votação on-line.
Câmara Especializada de Agronomia
AEAA Titular Eng. Agr. Francisco Carlos Gindri Salbego
AEAA Suplente Eng. Agr. Jorge Adão Machado Silva
AEAPAL Titular Eng. Agr. Adriano Pagliarini Fortes
AEAPAL Suplente Eng. Agr. João Vitor Simonetto
AENORGS Titular Eng. Agr.Jerson José Spohr
AENORGS Suplente Eng. Agr. Sadi Roberto de Araújo Motta
ARPA Titular Eng. Agr. Eri Giacomelli dos Santos
SENGE/RS Titular Eng. Agr. Vicenti Gonçalves Ney
SENGE/RS Suplente Eng. Agr. Biane de Castro
UNICRUZ Titular Eng. Agr. Maurício Paulo Batistella Pasini
UNICRUZ Suplente Eng. Agr. Kurt Arns
URCAMP Titular Eng. Agr. Eliana Antonia Valente Silveira
URCAMP Suplente Eng. Agr. Derli João Siqueira da Silva
UFPEL Titular Eng. Agr. Paulo Rigatto - NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA
UFPEL Suplente Eng. Agr. Gizele Ingrid Gadotti
Câmara Especializada de Engenharia Civil
AGP/RS Titular Geog. Emílio Luis Silva dos Santos
AGP/RS Suplente Geog. Fabrício Fernandes Coelho
AMEC Titular Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Luiz Carlos Karnikowski de Oliveira
AMEC Suplente Eng. Civ. Miguel Cattelan Filho
IBAPE/RS Titular Eng. Civ. Cezar Augusto Pinto Motta
IBAPE/RS Suplente Eng. Civ. Luiz Alberto Alves Ribeiro
IGEL Titular Eng. Civ. José Ubirajara Martins Flores
IGEL Suplente Eng. Civ. Rafael Gribov Brinckmann
SEAAQ Titular Eng. Civ. Carlos Giovani Fontana
SEAAQ Suplente Eng. Civ. Gilmar Ademir Wegner
SEAG Titular Eng. Civ. José Henrique Pinzon
SEAG Suplente Eng. Civ. e Tec. Estr. Feliphe Teixeira Sinhorelli
SEASM Titular Eng. Civ. Elizabeth Trindade Moreira
SEASM Suplente Eng. Civ. Sirlei Terezinha Bevilaqua
APERC Titular Eng. Civ. Eduardo Noll
SENGE/RS Titular Eng. Civ. e Tec. Edif. João Leal Vivian
SENGE/RS Suplente Eng. Civ. Joaquim José Schuck
SENGE/RS Titular Eng. Civ. Melvis Barrios Junior
SENGE/RS Titular Eng. Civ. e Tecnol. Const. Civ. Estr. Top. Leandro Franco Taborda
SENGE/RS Suplente Eng. Civ. Magnus Rafael Corassini
SENGE/RS Titular Eng. Civ. André Luiz Lopes da Silveira
SENGE/RS Suplente Eng. Civ. Luís Ferrari Borba
SERGS Titular Eng. Civ. Atílio Zanotto Nichele
SERGS Suplente Eng. Civ. Daniel Weindorfer
SERGS Titular Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Emídio Marques Ferreira - LICENCIADO
SERGS Suplente Eng. Civ. Silvio de Azevedo Neto
UNISINOS Titular Eng. Civ. Jeferson Ost Patzlaff
UNISINOS Suplente Eng. Civ. Daniel Reis Medeiros
Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho
SENGE/RS Titular Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Alexandre Rava de Campos - LICENCIADO
SENGE/RS Suplente Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Fernando Martins Limongi
UCS Titular Eng. Quím. e Eng. Seg. Trab. Roselaine Cristina Mignoni
UCS Suplente Eng. Prod. Mec. e Eng. Seg. Trab. Alexandre Mendes
Câmara Especializada de Engenharia Eletricista
ABEE/RS Titular Eng. Eletric. e Eng. Seg. Trab. Fernando Luiz Carvalho da Silva
ABEE/RS Suplente Eng. Eletric. e Eng. Seg. Trab. Diogo Atiê Schaeffer Ongaratto
AECEEE Titular Eng. Eletric. Alessandro Gomes Preissler
AECEEE Suplente Eng. Eletric. e Eletron. e Eng. Seg. Trab. Sérgio Roberto dos Santos
SENGE/RS Titular Eng. Oper. Eletron. Luiz Carlos Dias Garcia
SENGE/RS Suplente Eng. Eletric. Vitor Gaidzinski Martins
SENGE/RS Titular Eng. Eletric. Márcio de Aguiar Gomes
SENGE/RS Suplente Eng. Eletric. Rodrigo Sanchotene Thoma
SERGS Titular Eng. Eletric. e Tec. Eletron. Ronaldo Witter Madruga
SERGS Suplente Eng. Eletric. e Eng. Seg. Trab. Eduardo de Brito Souto
Câmara Especializada de Engenharia Florestal
SOSEF Titular Eng. Ftal. Edilberto Stein de Quadros
SOSEF Suplente Eng. Ftal. e Tec. Agrop. Dimas Fogiatto Rossi
Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica
AEAM Titular Eng. Mec. e Eng. Seg. Trab. Roberto Nocesi Gobbi
AEAM Suplente Eng. Mec. e Eng. Seg. Trab. Everton Gaspodini
ASEPA Titular Eng. Mec. Eletric. Otto Willy Knorr
ASEPA Suplente Eng. Mec. Joel Gilberto Hoffmann
SERGS Titular Eng. Mec. e Eng. Seg. Trab. Roberto dos Santos Ilhescas
SERGS Suplente Eng. Mec. Issis Bibiana Pereyra Villafán
UNISC Titular Eng. Mec. Jonas Alvaro Kaercher
UNISC Suplente Eng. Mec. Flávio Thier
FAHOR Titular Eng. Mec. Rafael Luciano Dalcin
FAHOR Suplente Eng. Mec. André Rogério Kinalski Bender
FEEVALE Titular Eng. Mec. e Eng. Seg. Trab. Ângela Beatrice Dewes Moura
FEEVALE Suplente Eng. Ind. Metal. Cláudia Trindade Oliveira
Câmara Especializada de Engenharia Química
APEQ/RS Titular Eng. Quím. Ronaldo Hoffmann
APEQ/RS Suplente Eng. Quím. e Eng. Seg. Trab. Giovana de Lemos Moura
UFSM Titular Eng. Quím. Damaris Kirsch Pinheiro
UFSM Suplente Eng. Quím. Flávio Dias Mayer
Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas
UFRGS Titular Geol. Antonio Pedro Viero
UFRGS Suplente Eng. Minas Clóvis Gonzatti
UFPEL Titular Geol. e Tec. Agricul. Adelir José Strieder
UFPEL Suplente Geol. Luis Eduardo Silveira da Mota Novaes
