Notícia

CREA-RS e Prefeitura de Esteio assinam cooperação para desburocratizar licenciamentos


Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS defende a desburocratização e a agilidade na prestação de serviços aos cidadãos – mas sem colocar esses processos à frente da segurança social. Diante desta preocupação, é que a atual gestão propôs à Prefeitura de Esteio a assinatura do termo cooperação técnica, científica e operacional. Esta cooperação visa a elaboração de uma proposta de legislação municipal que desburocratize e simplifique os processos de licenciamento de alvarás de construção e habite-se, por meio de diretrizes de liberdade urbanística que valorizem a capacidade e responsabilidade do profissional técnico.
O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, acompanhado da Secretária de Urbanismo, Sheila Büttenbender, esteve na sede do Conselho, nesta segunda (01) pela manhã, para a assinatura do termo com a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter.

Assista ao vídeo!

A presidente do CREA-RS apontou que uma discussão semelhante já está em andamento em nível nacional, com o debate em torno da Resolução 64/2020, do Ministério da Economia. Ela visa definir a classificação de risco para atos públicos de liberação de direito urbanístico, estabelecendo um sistema descentralizado de balcão único, digital, integrado e declaratório para licenciamentos de obras e edificações de pequeno porte. “Um projeto piloto entraria em vigor neste mês no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas o prazo foi prorrogado por 30 dias. É bom ver que Esteio se antecipou a esse tema e que os profissionais do Sistema poderão participar ativamente neste processo”, salientou a Eng. Nanci.
 A ideia, conforme explicou Pascoal, é replicar, no setor de urbanismo, o exemplo da Política de Liberdade Econômica, a qual Esteio foi pioneira no Brasil na implantação em formato de lei, e que desde agosto de 2019 permite a empresas de setores classificados como de baixo risco abrirem suas portas sem necessidade de fazer qualquer comunicação à Administração Municipal. Desse modo, dependendo do porte ou do tipo de construção, a obra não precisaria passar pela liberação da Administração Municipal para ser executada, agilizando os prazos para o setor da construção civil. “A Prefeitura precisa se preocupar com o planejamento urbano, com as questões que tenham impacto para a cidade, e não se ater a minúcias que não são relevantes para a população. No caso de empreendimentos de maior porte, os processos serão mantidos, mas para os menores a responsabilidade ficará com o profissional técnico e o empreendedor”, comentou.
Para compor a comissão técnica, o CREA-RS indicou os três inspetores de Esteio, que participaram da reunião no modo remoto, são eles: Eng. Civ Maria Eugenia Lucas Cardoso, Chefe; Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. André Rodrigues da Silva, Tesoureiro; e o Eng. Amb. Leonardo Koenich Botelho, que além de ser inspetor-secretário também preside a SEASE.  A Comissão terá o prazo de vigência de 120 (cento e vinte) dias para concluir o trabalho.
A Eng. Maria Eugênia ressaltou a iniciativa da Inspetoria para participar desse importante projeto, o qual trará inúmeros benefícios para os profissionais e para a sociedade. “Este é o papel do Conselho, estando a Inspetoria de Esteio à disposição da Prefeitura para colaborar  neste e em diversos assuntos que contribuirão para o desenvolvimento do município e região”, destacou.
Também participou da reunião, no modo virtual, o gerente jurídico do Conselho, Alexandre Irigoyen de Oliveira.

Matéria publicada no Jornal do Comércio, 02.03.2021

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

ASERMAU comemora 40 anos

Imagem de exemplo

CCEGEM articula ações com órgãos públicos para reforçar a fiscalização

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: