Evento gratuito discute o Novo Marco Legal da Mineração

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) realiza o Ciclo de Debates "Repensando o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul frente às Políticas Públicas". O encontro acontece na quarta-feira (02/10) na Fundação Getúlio Vargas, situada na Avenida Praia de Belas, 1510, em Porto Alegre. O café de boas vindas recepciona os inscritos às 8h30 e a abertura ocorre às 9h.
Um dos objetivos do encontro é debater o Novo Marco Legal da Mineração que teve a urgência retirada em 23 de setembro. Entre diversos outros tópicos, também promete elucidar o que muda no papel do Estado e da iniciativa privada no cenário desenhado pelo novo marco, além de esclarecer se estão sendo atendidas as questões ambientais para o desenvolvimento sustentável brasileiro, frente à forte demanda do setor.
O ciclo terá palestras do diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM), Nilvo Alves da Silva, do secretário adjunto da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Telton Elber Corrêa, e do presidente da Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos (APSG), Ivam Luís Zanette; O evento terá mediação do diretor da Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas), Alexandre Bugin.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.abes-rs.org.br. Mais informações pelo telefone (51) 3212-1375 ou por e-mail abes-rs@abes-rs.org.br.
Sobre o Sindibritas - O Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul - Sindibritas recebeu o Certificado de Registro Sindical do MTE em 16 de dezembro de 2010 com o objetivo de coordenar, proteger e representar a indústria de mineração do RS. Tem como missão defender os interesses da categoria patronal, estimular a competitividade e promover a livre iniciativa. Além disso, busca celebrar convenções coletivas de trabalho respeitando limites éticos e cooperando com o governo e com a sociedade em nome do desenvolvimento sustentável.
Sobre a Agabritas - A Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro - Agabritas - foi fundada em 27 de maio de 1980 e ao longo dos anos tem trabalhado pela união das empresas mineradoras, no desenvolvimento de parcerias, promovendo os seus interesses e objetivos comuns. A entidade atua com foco na comunicação eficaz com os principais órgãos de competência do setor, buscando atender as necessidades dos associados. As atividades são norteadas com o foco na preocupação ambiental e no desenvolvimento econômico e social.
Abes-RS