Notícia

CREA-RS fiscaliza obras de reparo do Conduto Forçado Álvaro Chaves


Em abril deste ano uma equipe de especialistas reunida pelo CREA-RS esteve em visita técnica ao Conduto, no trecho que rompeu. Créditos: Paula Fiori (DEP)

Nesta semana, o 1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e Seg. Trab. Paulo Deni, o gestor de Fiscalização, Eng. Quím. e Seg. Trab. Marino Greco e o gerente de Fiscalização, Eduardo Macedo, estiveram no Departamento de Esgotos Pluvias (DEP) em reunião com a diretora geral adjunta do órgão, Arq. Denise Cantarutti, e com a assessora especialista Adv. Eduarda Eschberger. Na ocasião foram tratados assuntos referentes à fiscalização das obras de reparo no Conduto Forçado Álvaro Chaves, com a apresentação das Anotações de Responsabilidade Técnica provenientes da referida obra. A Prefeitura de Porto Alegre iniciou as adequações do conduto, que desmoronou durante temporal em fevereiro deste ano, em maio, pela empresa responsável pelo consórcio que o construiu. 
Um mês antes do início dos reparos, no início de abril, o CREA-RS produziu relatório, elaborado por equipe de especialistas, onde apontou as causas das crateras abertas em trecho do conduto na Rua Coronel Bordini, próximo à Marques do Pombal. Conforme o parecer, o problema ocorreu devido a problemas na concepção da obra, elaboração do projeto, execução, gestão e fiscalização. Mudança do traçado original e o uso de vigas e lajes pré-moldadas reduziram a resistência à pressão da água. Segundo especialistas, o problema não poderia ter ser atribuído somente à forte chuva (70mm em uma hora).

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: