Aneam participa do 1º Simpósio Gaúcho de Engenharia Ambiental

Na foto, presidente da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais (Aneam), Eng. Amb. Marcus Vinícius. Créditos: Arquivo CREA-RS

O evento, que reuniu profissionais e estudantes de Engenharia Ambiental do Rio Grande do Sul, ocorreu na universidade Unilasalle em Canoas-RS entre os dias 23 e 25 de setembro com o tema “Atribuições profissionais e Mercado de Trabalho para o Engenheiros Ambiental”.

O presidente da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais (Aneam), Eng. Amb. Marcus Vinícius fez o fechamento das palestras do evento, fazendo uma avaliação do encontro e traçando um panorama da Engenharia Ambiental em nível nacional. “Todo o Engenheiro Ambiental terá atribuições profissionais para exercer as atividades em que teve conhecimento acadêmico, e se houver algum problema de reconhecimento junto aos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, escolheremos o melhor caminho para se dirimir conflitos, o diálogo com o Sistema Confea/Crea a exemplo do Grupo de Trabalho que foi criado no Conselho gaúcho, com estímulo da Associação Gaúcha de Engenheiros Ambientais  (Agea), para se discutir as atribuições dos profissionais de Engenharia Ambiental no RS”, destacou o presidente.

Além dos mini-cursos, palestras e mesas-redondas com temas estratégicos para a categoria, o evento contou com a posse da nova diretoria da Agea. Como presidente assumiu o Eng. Amb. Jorge Augusto Berwanger, secretária executiva a Eng. Amb. Ana Paula, diretor de comunicação o Eng. Saulo Chielle e como diretor financeiro o Eng. Amb. Tiago Pereira.

Na ocasião, o Eng. Amb. Jorge Augusto destacou que a nova gestão “fará o que for necessário para fortalecer a categoria da Engenharia Ambiental no estado do Rio Grande do Sul, com o apoio da ANEAM, dos Engenheiros Ambientais e Acadêmicos, além de participar da realização dos próximos simpósios no estado”.

O coordenador do evento e diretor de comunicação eleito da AGEA, Eng. Saulo Chielle também se pronunciou. “A Engenharia Ambiental já atingiu a sua maioridade e agora com 21 anos de existência no país, já tem condições de buscar suas representatividades no Sistema Confea/Crea e na sociedade”, afirmou.

Representando o CREA-RS esteve presente ao encontro o conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Civil Geógrafo Daniel Duarte das Neves.

O evento contou com a posse da nova diretoria da Agea