Presidente da ANEAM visita CREA-RS

Encontro ocorreu na sede do Conselho. Créditos: Arquivo CREA-RS

Buscando apoio para o debate sobre a criação de uma Câmara Especializada exclusiva para a categoria dos Engenheiros Ambientais, que hoje nos Creas estão vinculados à modalidade Civil, o Eng. Ambiental Marcus Vinícius Batista de Souza, presidente da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais (ANEAM), esteve pela manhã em audiência com o 1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e Seg. Trab. Paulo Deni Farias, na sede do Conselho. “A Engenharia Ambiental atingiu sua maioridade (21 anos) agora, parece bastante, mas no Sistema Confea/Crea ainda é pouco. Não temos ainda conselheiros nos representando”, destacou o profissional. Para ele, o fato inviabiliza a atuação dos engenheiros da área ambiental, que buscam, muitas vezes, na instância judiciária a resolução dos impasses, por meio de mandados de segurança. “Temos que parar de judicializar”, afirmou, dizendo que isso enfraquece o próprio Sistema.

Eng. Paulo Deni destacou que uma das dificuldades dos Conselhos de Engenharia e Agronomia está na diversidade dos currículos dos cursos de uma mesma área, lembrando ser necessário criar um diálogo mais estreito entre o órgão e o Ministério da Educação (MEC). Membro da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do CREA-RS (CEAP), o Eng. Florestal Luiz Ernesto Grillo Elesbão lembrou o caso da Engenharia de Energia, como exemplo da dificuldade em unificar as atribuições dos profissionais oriundos dos diferentes cursos de uma mesma categoria. Para o vice-presidente Eng. Paulo Deni é imprescindível, no entanto, o engajamento dos profissionais através de suas entidades de classe no Sistema Confea/Crea. A reunião foi acompanhada, também, pela Técnica em Meio Ambiente e graduanda em Engenharia Ambiental Lisiane Euzebio.

A ANEAM A Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais tem sede em Brasília e, em sua visita ao RS, o presidente da entidade participou de reunião com o Grupo de Trabalho criado pelo Conselho gaúcho que está discutindo a questão das as atribuições dos profissionais de Engenharia Ambiental no estado.