Garanta sua vaga no TechStart Agro Digital até 31 de março

Créditos: Arquivo Confea

Profissionais da área tecnológica interessados em desenvolver soluções digitais para o agronegócio podem inscrever seus projetos no TechStart Agro Digital até 31 de março.

Realizado pela Embrapa Agricultura Digital e Venture Hub, o programa de inovação e aceleração é destinado a startups, grandes empresas e instituições. Para fazer parte do programa é necessário passar pelo processo de seleção e o primeiro passo é preencher o formulário de inscrição, disponível gratuitamente na plataforma, até o último dia de março.

Nesta edição, o programa enfoca práticas ambientais, sociais e de governança (conhecidas como ESG, da sigla em inglês) e em lnteligência Artificial (IA), com destaque para os temas: transformação digital das cadeias agropecuárias, promoção da sustentabilidade das cadeias de suprimentos da agropecuária, agrometeorologia e mudanças climáticas e, ainda, biotecnologia avançada aplicada à agropecuária.

As startups escolhidas serão convocadas para a etapa de Aceleração do TechStart, com 13 sessões online ao vivo, previstas para o período de abril a junho. Aquelas que forem qualificadas seguirão para a próxima fase, a trilha Techstart Growth, planejada para acontecer entre agosto e novembro.

Durante as etapas, as startups selecionadas terão diversas oportunidades, como mentoria especializada e compartilhamento de recursos como plataformas de conhecimento online e acesso gratuito à AgroAPI, sistema que oferece informações e modelos agropecuários gerados pela Embrapa. O acesso a espaços de coworking e a serviços de suporte jurídico também estão entre as vantagens, além da formação de redes estratégicas a partir da interação com outros empreendedores.

Inovação
Em 2024, o TechStart Agro Digital completa cinco anos de operação, reunindo startups, institutos de pesquisa, pequenas e médias empresas, investidores e mentores para promover o crescimento e a adoção de novas tecnologias digitais para o setor agropecuário.

Ao longo desses anos, o programa recebeu 227 inscritos, graduando 26 startups. Somente em 2023, foram registradas 66 inscrições, sendo selecionados 24 participantes. Desses, cinco passaram pelo processo de aceleração, conforme relata Martha Bambini, coordenadora de operações da Embrapa Agricultura Digital. “O programa está em constante aprimoramento, visando criar conexões voltadas a negócios, à solução de desafios e ao crescimento das startups”, observa Bambini. “Procuramos especialmente startups agrodigitais que já tenham passado pelas fases de validação inicial, tenham um time formado e estejam trabalhando nos temas da chamada”, afirma.

Entre os destaques, está a DominusSoli, uma das empresas impulsionadas pelo programa que ganhou espaço no mercado, concentrando-se no desenvolvimento de soluções para o planejamento e monitoramento de serviços de aplicação aérea de agroquímicos. Por meio da rastreabilidade das operações, a empresa viabiliza o aumento da produtividade e a mitigação de riscos socioambientais.

Equipe de Comunicação do Confea, com informações da Embrapa