Comissão Acadêmica Estadual do CREA Jr-RS realiza primeira reunião de 2024

Encontro ocorreu na sede do Conselho . Créditos: Arquivo CREA-RS

Nos dias 12 e 13 de abril, a Comissão Acadêmica Estadual do CREA Jr-RS realizou a sua primeira Reunião Ordinária deste ano. Na sexta-feira (12), o grupo realizou uma visita técnica ao Trensurb, onde conheceu o funcionamento do sistema metroviário e ainda pôde realizar uma palestra de apresentação do programa aos estagiários da empresa.

Acompanharam os estudantes durante a visita ao Trensurb o analistas metroviário Engenheiro eletricista Otávio Rolim, e o inspetor-chefe de Porto Alegre, Engenheiro Eletricista José Cláudio da Silva Sicco, também do quadro técnico da empresa. O encontro foi organizado pelo também analista metroviário o Engenheiro Mecânico Gustavo Knies.

Grupo do Programa em visita ao Trensurb

Já no sábado pela manhã (13), ocorreu a eleição e posse da nova coordenação estadual do CREA Jr-RS com a troca de gestão. Foram eleitas como coordenadora estadual a estudante de Engenharia Civil da Ufpel Alessandra Barbosa e como coordenadora-adjunta, a acadêmica de Eng. Hídrica da Ufpel, Maísa Ribeiro da Cruz. Também foi apresentado o funcionamento das coordenações.

Participando do encontro, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, falou aos representantes do CREA Jr-RS. “Em todos os locais que vou, em reuniões e eventos dos quais participo, não canso de falar do nosso Programa. Tenho muito orgulho de todos que fazem e fizeram parte do Programa que tiramos do papel juntos com muita garra!”, afirmou aos jovens.

Na parte da tarde, no painel  “Conhecendo seu futuro Conselho, os estudantes conheceram as atividades de alguns departamentos, como as Gerências de Fiscalização, Eng. de Plást. Sidnei Machado; de Apoio às Entidades de Classe, Juliana Camerini. Participaram ainda de um tour virtual ao site do CREA-RS.

Ao final, foi celebrado o aniversário de fundação do Crea JR Nacional, que completa 24 anos. Criado em 2000 no Estado de Minas Gerais, o CREA Júnior é um programa composto por estudantes e recém-formados dos cursos vinculados ao Sistema Confea/Crea, que fomenta a aproximação dos futuros profissionais com o mercado de trabalho, entidades de classe e Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia.

O Programa está presente em 22 Estados + Distrito Federal, com mais 60 mil membros dirigentes. Em 2022, somando todas as atividades, teve um público total de quase 100 mil participantes.

Presidente, Eng. Amb. Nanci Walter, esteve presente