CREA-RS fiscaliza montagem do Café Cambona

A fiscalização é também valorização profissional e segurança para a sociedade. Créditos: Arquivo CREA-RS

Mais um evento efêmero foi fiscalizado pelo Conselho gaúcho. Nesta terça (30), a agente fiscal Marta Amaral visitou a montagem das estruturas do XIV Café de Cambona, tradicional evento de São Nicolau realizado no primeiro domingo do mês de maio, dia 5.

A fiscalização é também valorização profissional e segurança para a sociedade, pois busca garantir que a montagem das estruturas metálicas, banheiros químicos, PPCI estejam com toda a documentação relativa às atividades de engenharia em dia, com profissionais e empresas legalmente habilitados na condução dos serviços técnicos.

A festa, lançada em agosto de 2023 na Expointer, está no calendário oficial de eventos do estado, o qual desde 2022, por meio de reconhecimento da Assembleia Legislativa, considera São Nicolau como a “Capital Estadual do Café de Cambona”.

Tradicionalmente, a festa atrai milhares de pessoas, especialmente da região, mas com significativa presença de outras localidades do estado. O público assiste aos shows e experimenta o bolo frito e o café preparado na cambona, tradição dos antigos tropeiros e carreteiros.

Sobre a festa

O evento possui um caráter de integração e confraternização, tradicional da cultura gaúcha que ocorre na primeira querência do RIo Grande, São Nicolau.

Os estandes são avaliadas por uma comissão julgadora composta por membros da comunidade e autoridades envolvidas no turismo que avaliam a qualidade, originalidade, hospitalidade, decoração, entre outros fatores.

A comunidade de São Nicolau se envolve e transforma o evento em uma grande festa com forte caracteristicas missioneiras, banhados pelas ruínas jesuíticas de São Nicolau e com a carga histórica dessa comunidade o Café de Cambona é um evento imperdível para os que amam e vivenciam a Cultura Gaúcha.

Evento ocorre na Praça Roque Gonzales, junto ao Sítio Histórico de São Nicolau - Patrimônio Nacional, com a a expectativa de superar a última edição que recebeu 25 mil pessoas.