Falecimento ex-conselheiro José Carlos Androvandi

José Carlos Androvandi. Créditos: Arquivo pessoal

Faleceu, no último dia 15 de outubro de 2013, no Hospital Moinhos de Vento, o ex-conselheiro do CREA-RS José Carlos Androvandi, aos 76 anos. Foi conselheiro na Câmara de Engenharia Elétrica durante a década de 1980, mais especificamente nos anos de 1980-81, 1981-1984 e 1987-1990.
Natural de Porto Alegre, nasceu em 28 de dezembro de 1936.

Cresceu no bairro Floresta, tendo morado durante toda a vida nessa Capital. Estudou no colégio Souza Lobo e posteriormente no Júlio de Castilhos. Na juventude, foi campeão porto-alegrense de botão de mesa. Mantinha amizade e apreciava muito os encontros esporádicos com seus ex-colegas, tanto da escola, como da faculdade.

Formado em Engenharia Elétrica e Civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1960, foi também professor na mesma universidade, na cadeira de Desenho Técnico da Escola da Engenharia. Dos seus alunos, recebeu o apelido de “professor sorriso”, em alusão ao seu bom humor.

José e seu irmão Gilberto foram engenheiros da CEEE por mais de 30 anos, trabalho do qual se orgulhavam muito, e ficaram conhecidos como os irmãos Androvandi, tanto na empresa como fora dela.
Como engenheiro da CEEE ocupou, dentre outros, o cargo de gerente geral da companhia, tendo trabalhado em projetos importantes para a cidade, como a rede elétrica subterrânea do Centro Histórico e eletrificação de vilas populares.

Era conhecido por ter um temperamento calmo e amável. Apreciador de cinema e de música, mantinha uma coleção de discos de jazz desde a sua adolescência. Entre seus maiores prazeres estava uma boa conversa. Deixa esposa e três filhas.