Notícia

XII Congresso Internacional dos Técnicos ocorre simultaneamente à Mostratec


Congresso reúne profissionais do Brasil e da América do Sul. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, participou na segunda-feira (21) da abertura do evento que reuniu entidades de técnicos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e é promovido pela Organização Internacional dos Técnicos (Oitec). Esta edição, em que serão empossadas as novas diretorias da Oitec para o biênio 2013/2015 e do Conselho Nacional das Associações de Técnicos Industriais (Contae) – para o quinquênio 2013/2017, acontece junto à 28ª Mostratec, em Novo Hamburgo, considerada a maior feira de Ciência e Tecnologia da América do Sul, com representantes de 27 países e de todos os Estados brasileiros. O local é simbólico, pois a realizadora deste evento, a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, é responsável por atender às demandas do mercado com seus estudantes. 

Destacando a importância dos técnicos no Sistema Confea/Crea, o presidente Capoani ressaltou que foi eleito para  representar todos os profissionais do Crea-RS. “Desde a minha primeira gestão, sempre fiz questão da parceria dos profissionais técnicos em minha diretoria e em minha assessoria. Neste momento, em que se discute a participação dos técnicos nos plenários do Sistema Confea/Crea, acredito que temos de deixar que a legislação resolva os impasses que surgiram”, expôs, destacando ainda que o Conselho gaúcho estava de portas abertas e fez questão de ajudar na realização do evento. 

Ao abrir o Congresso, o diretor executivo da Fundação Escola Técnica Liberato, Leo Weber, ressaltou a importância do profissional técnico e o papel das escolas técnicas da formação desses profissionais. “Nosso objetivo é fortalecer a ciência jovem no Brasil. Queremos promover a ideia de que o acesso à ciência é direito do cidadão e formamos o aluno para a vida”, destacou. Weber acrescentou ainda que usar o método científico como ferramenta pedagógica em sala de aula, além de contribuir para a disseminação da ciência ainda na juventude, incentiva o aluno a permanecer na escola. Aproveitou para dar as boas-vindas aos profissionais técnicos que, segundo ele, estavam em casa. 

Além de representantes das Oitecs do Brasil, Ricardo Nerbas, também Tesoureiro da Oitec Internacional; do Paraguai, Julio Torales; do Uruguai, Jorge Dumas, estava presente o deputado federal Giovani Cherini, técnico agropecuário, que fez destacou o empreendedorismo como prioridade, citando a Fundação Liberato, como um exemplo de uma escola que forma empreendedores para contribuir o desenvolvimento do país. Também ressaltou a necessidade da união de forças dos técnicos. “Não é preciso brigar. No mundo da democracia é preciso estabelecer parcerias”, afirmou. “Dai aos técnicos o que é dos técnicos, dai aos engenheiros o que é dos engenheiros, daiaos agrônomos o que é dos agrônomos. Assim todo mundo ganha e aprende”, destacou. 

Ao finalizar a abertura, o presidente da Oitec Internacional, o argentino Miguel Morales, salientou sobre a necessidade de abrir as fronteiras, estabelecendo o trânsito livro para as profissões dos técnicos dos Mercosul, defendendo as mesmas habilitações desses profissionais que atuam nesses países. “Para isso precisamos de força política, estratégia e posicionamento na sociedade”, finalizou. 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: