Presidente do CREA-RS palestra em semana acadêmica das Engenharias da URI/FW

As turmas de Engenharias Civil e Elétrica da URI reúnem mais de 300 alunos. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Semana Integrada das Engenharias que está acontecendo de 21 a 26 de outubro, no Campus Frederico Westphalen da Uri, conta com a participação especial do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Engenheiro Luiz Alcides Capoani, na noite de quarta-feira (23).
Relembram os Coordenadores dos Cursos de Engenharia Elétrica e Civil, Luiz Antonio Cantarelli e William Cadore, que na 70ª SOEA (Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia), ocorrida em setembro inclusive com a participação de acadêmicos dos cursos da Uri, que foi formalizado o convite ao Eng. Capoani.

A Semana Integrada das Engenharias é uma promoção organizada pelo Diretório Acadêmico das Engenharias em conjunto com as coordenações de curso. Para os coordenadores, o evento marca mais uma página na história da URI. “A SOEA trouxe grandes benefícios para nossos cursos, isso porque, além de participar das palestras e aproveitar o conhecimento adquirido nesses dias, estabelecemos contato com profissionais de todo Brasil. A partir disso, chegamos até o presidente do CREA que hoje transmite sua experiência e a importância do Conselho aos nossos futuros profissionais, concluem os coordenadores.

Também prestigiando o evento, o Inspetor-Chefe de Frederico Westphalen, Eng. Civil Valdenir Cadore, saudou os presentes e agradeceu a presença do presidente do Conselho. “Nossos futuros colegas são um grupo de privilegiados em poderem estar aqui em contato com a presidência do Conselho”, exclamou ele.

A engenharia em constante evolução foi o tema abordado pelo Eng. Capoani. “Tenho muita satisfação em estar aqui e poder trocar essa energia com os jovens, futuros profissionais do país”, exclamou o Eng. Capoani. A engenharia no mundo é sinônimo de desenvolvimento econômico e social, exemplificando a reconstrução do Japão em um ano. “Em nada diferem os profissionais do Brasil, a não ser pela falta de planejamento, implicando em políticas de governo e não de estado”, reforçou. Também sensibilizou os estudantes para que participem futuramente e ativamente do Conselho e das entidades de classe. Entre os assuntos abordados, o papel e as principais ações do Conselho e do Sistema Confea/Crea, onde os alunos tiveram a oportunidade de esclarecerem suas dúvidas. ART, registro profissional, participação dos alunos da URI na Soea e CREAJr. Quanto ao último ponto, o Eng. Capoani esclareceu que o Rio Grande do Sul está em fase de implementação e terão grupos regionais para que haja uma maior participação dos estudantes.

Ao final do evento, a funcionária da Inspetoria, Fátima Dreyer, entregou uma lembrança ao Eng. Capoani em nome da Universidade e dos Inspetores.