Eng. Capoani apresenta as ações estratégicas do Conselho aos Inspetores

Ações estratégicas de 2013 foram apresentadas pela presidência do Conselho. Créditos: Arquivo CREA-RS

Como primeira atividade do Seminário, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, apresentou aos inspetores as principais ações realizadas em 2013. Iniciou fazendo um reconhecimento ao papel do ex-presidente do CREA-RS, Arq. Osni Schroeder, agora vinculado aos Conselhos dos Arquitetos e Urbanistas (CAU). “Não podemos apagar a história e o Arq.  Osni foi um grande presidente do nosso Conselho”, afirmou.

Deu destaque aos números alcançados pela Fiscalização neste ano, dizendo ser fruto do “trabalho conjunto entre o departamento e os inspetores”. “Fiscalização é nosso carro-chefe e agora tivemos um incremento considerável em outras áreas, afora a civil, tais como agronômica, industrial, PPCI e resíduos da sáude”, destacou. Apresentou os dados, onde houve um aumento em 17% no número de empreendimentos fiscalizados em comparação ao mesmo período do ano passado, chegando em algumas áreas a mais que dobrar o número de fiscalizações. “Temos um imenso leque de áreas a serem fiscalizadas e ainda éramos tímidos em muitas delas”, afirmou.

Os convênios firmados com diversos órgãos públicos, que permitiram a regularização das Anotações de Responsabilidade Técnica dos cargos técnicos de órgãos como o DAER e DNIT, assim como os Termos de Cooperação Técnica, firmados em mais de 30 municípios, que prevêm a troca de informações e parceria na fiscalizações com as Prefeituras e o CREA-RS, também foram apresentados pelo Eng. Capoani.

Outra ação destacada foi o investimento no novo projeto de informática, em desenvolvimento pelo Conselho. O Projeto E-Crea, iniciado a cerca de dois meses, permitirá uma modernização no Sistema de Serviços On-line, com um upgrade tecnológico e agregando novas funcionalidades ao sistema atual, datado de 2005.

Encerrou reforçando a importância do Conselho em defender amplamente a sociedade, indo além da fiscalização, dando como exemplo o caso da tragédia da Boate Kiss, na formulação do parecer técnico e no processo de modernização  da legislação em tramitação na Alergs. “O CREA-RS foi protagonista na solicitação da criação da Comissão Especial na Assembleia Legislativa”, destacou. Aproveitou, para reforçar a urgência de que seja aprovado com celeridade o PLC 155/2013, que revisa e atualiza a legislação contra incêndios. “Este projeto foi amplamente discutido, com todas as categorias e entidades envolvidas e ficou um trabalho excelente”, afirmou Eng. Capoani.