XXIX Seminário das Inspetorias é aberto oficialmente em Passo Fundo

Passo Fundo recebe Seminário de todas as Inspetorias do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Reunindo os inspetores no Clube Comercial de Passo Fundo, ocorreu, na noite de quinta-feira (24), a abertura oficial do XXIX Seminário das Inspetorias do CREA-RS. Na presença do prefeito de Passo Fundo (RS), Luciano Palma Azevedo, o inspetor-chefe do Conselho no município e anfitrião do evento, Eng. Civil Ubiratan Oro, deu as boas-vindas a todos, destacando a qualidade do encontro. “Pelos debates de hoje à tarde, percebemos que teremos um Seminário muito interessante”, afirmou fazendo referência ao Painel das Inspetorias, que abriu a programação do encontro e permitiu aos presentes a troca de experiências sobre as diversas realidades de cada regional.

Evidenciando o fato de, por meio dos inspetores das 43 inspetorias, estarem representados no salão “todos os profissionais do Estado”, o coordenador das Inspetorias, Eng. Agr. Bernardo Palma, natural de Passo Fundo, exaltou a importância das regionais do CREA-RS. “As Inspetorias, na representação dos colegas, são a principal engrenagem do Sistema, tendo por trás toda a fiscalização da área tecnológica no Estado. Se tem uma coisa que funciona muito bem dentro do Conselho são as Inspetorias”, afirmou, elogiando ainda o empenho do quadro funcional do CREA-RS.

Representando a Mútua-RS, o diretor-geral Eng. Civil Gilmar Amaral Piovezan afirmou que “a vida das Inspetorias está dentro de um papel democrático. No Rio Grande do Sul, os inspetores estão legitimados pelo voto, isso traz um importante compromisso de sua participação dentro da vida da comunidade profissional da sua região”. Lembrou, ainda, ser o seminário mais uma oportunidade de aprimoramento dos procedimentos do Sistema.

Para o prefeito Luciano Palma Azevedo, o seminário tem o potencial de produzir resultados administrativos e políticos concretos para o CREA-RS. Destacou, ainda, a solidez da instituição. “Nenhuma entidade chega aos 79 anos por acaso, para isso tem que se transformar representativa pelas suas causas”, ressaltou, reconhecendo a importância do Conselho de Engenharia e Agronomia para o Estado. Sobre Passo Fundo, lembrou ser uma região pólo de atração de profissionais e ser uma “cidade que integra a todos que a visitam”.

Encerrando a cerimônia, o presidente do Conselho, Eng. Luiz Alcides Capoani, agradeceu o apoio da prefeitura e parabenizou o prefeito por manter técnicos à frente das secretarias afins à engenharia. “Isso valoriza a categoria profissional”, afirmou. Falou sobre a importância dos profissionais da área tecnológica. “Estamos presentes em todos os setores da sociedade, temos a responsabilidade tecnológica de criar as tecnologias e nós queremos o nosso reconhecimento”, destacou. Sobre o seminário, afirmou ser um Fórum “amplo e democrático” no qual é possível discutir os problemas internos e buscar soluções. “Temos de ser cada vez mais eficazes e eficientes, que é o que a sociedade espera de nós”, finalizou.

Também compuseram a mesa de abertura o Engenheiro Civil Ruy Knorr, conselheiro Federal adjunto representante do Rio Grande do Sul no plenário do Confea; e o Engenheiro Industrial Mod. Mecânica e de Segurança do Trabalho Roi Rogers de Almeida, coordenador adjunto das Inspetorias.

Presentes, ainda, da diretora do CREA-RS, 1º e 2º vices-presidente, Eng. Mec. e de Segurança do Trabalho Paulo Deni Farias e Eng. Civil e Mec. Alberto Stochero; e os 1º e diretores-financeiro Eng. Op.-Eletrônica Sérgio Boniatti e Eng. Químico Norberto Holz. Da Mútua-RS Caixa de Assistência dos Profissionais, presentes o Arquiteto e Eng. Seg. Trabalho Osni Schroeder e Geólogo Antônio Pedro Viero.

A 29ª edição do Seminário das Inspetorias do CREA-RS segue até sábado (26), sob a organização da Coordenadoria das Inspetorias em conjunto com a Inspetoria de Passo Fundo e com o apoio da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Passo Fundo  e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo.