Revisão do Regimento Interno e propostas do CNP são apresentadas a inspetores

Conselheiro que compõe o GT de revisão do Regimento do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

O segundo dia de trabalho do XXIX Seminário das Inspetorias, em Passo Fundo, contou com a aprovação do texto de revisão do Regimento do CREA-RS. Por determinação do Confea, os dois regimentos Coordenadoria e Inspetorias tiveram que ser unificados ao regimento do Conselho. “Tivemos que tornar o regimento um instrumento único, onde haviam vários”, explicou o 1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e de Seg. do Trabalho Paulo Deni Farias.

Para tanto, foi criado um Grupo de Trabalho que apresentou aos inspetores o capítulo destinado às Inspetorias. O texto de base foi o aprovado pelos inspetores durante o Seminário das Inspetorias em Pelotas, em 2010. Durante a apresentação, o Eng. Paulo Deni destacou a intenção de votar o novo Regimento do CREA-RS em Plenária ainda este ano. Após, o texto vai para aprovação do Confea.  Entre as alterações propostas, estão a mudança do mandato dos coordenadores das Inspetorias de dois para três anos, a exemplo da Diretoria do Conselho e a extinção da figura do representante municipal e a criação das Comissões Multimodais nos regionais.

Eng. Civil Jefferson Freitas Lopes, coordenador do Congresso Estadual de Profissionais no RS

Na sequência, o coordenador do Congresso Estadual dos Profissionais do RS, Eng. Civ. Jefferson de Freitas Lopes, apresentou aos inspetores as propostas aprovadas no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que ocorreu em setembro, em Gramado, e da 2º etapa, que ocorrerá de 8 a 11 de dezembro em Brasília.

Atualmente, estão sendo realizadas oitivas nos estados. Até 14 de novembro, serão analisadas pelos delegados estaduais a classificação e os agrupamentos feitos em torno das propostas geradas pelo tema central do 8º CNP: "Marco Legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional". No RS, o encontro ocorrerá em Santa Maria.