Copa 2014: Infraero apresenta plano de adequação e acessibilidade

Superintendente da Infreaero apresenta mapa de estratégias e ações ao grupo. Créditos: Arquivo CREA-RS

Composto por representantes do Ministério das Cidades, Casa Civil, Subchefia de Articulação e Monitoramento da Presidência da República e Secretaria de Direitos Humanos, do Sistema Confea/Crea e outros cinco órgãos, o Grupo de Trabalho interministerial de Acessibilidade nos aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014 realizou nesta quinta-feira (19) uma visita pelas áreas externas e internas do aeroporto de Brasília, a convite do superintendente da Infraero, para conhecerem os itens de acessibilidade do local.
Entre eles, as rampas de acesso com corrimãos, assentos preferenciais próximos aos guichês de embarque, telefones públicos e banheiros acessíveis, entre outros. Apesar da significativa quantidade de itens, a meta da Casa Civil é que os aeroportos tenham 100% de acessibilidade, permitindo aos portadores de deficiência a maior autonomia possível durante a Copa de 2014.
A visita ao Aeroporto Juscelino Kubitschek ocorreu logo após a terceira reunião do Grupo de Trabalho interministerial de Acessibilidade nos aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014, também realizada no mesmo dia. Na ocasião, o superintendente de Gestão Operacional da Infraero, apresentou aos integrantes do grupo o planejamento empresarial feito pela Infraero, com um mapa de estratégias e ações para adequar os aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações de 2013 e do Mundial aos requisitos de acessibilidade, a tempo do acontecimento dos eventos.
Para que os trabalhos sejam feitos atendendo às exigências técnicas do Sistema Confea/Crea, o Conselho Federal, em parceria com os regionais, estudará a produção de relatórios preventivos, como base para que a Infraero realize as adequações técnicas necessárias. Representante do Confea no grupo, o assessor do Conselho, engenheiro civil Gilberto Campos, informou que o assunto será encaminhado para o Colégio de Presidentes, na reunião marcada para os próximos dias 25, 26 e 27, em Cuiabá-MT.
Fonte: Asscom Confea