Mútua inicia ações para o novembro azul

Créditos: Arquivo Mútua

A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, como instituição de cunho assistencial, sempre incentiva e promove ações visando a qualidade de vida de seus colaboradores e associados. Após o sucesso de sua participação na campanha Outubro Rosa, quando diversas ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama foram realizadas, agora é a vez de a Mútua apoiar o mês dedicado à saúde dos “meninos”: o Novembro Azul – mês da prevenção do câncer de próstata e da diabetes, neste caso, doença que atinge também as mulheres.
O Novembro Azul, similar ao Outubro Rosa, tem o objetivo de chamar a atenção da população masculina, alertando para a importância dos exames de rotina e das consultas regulares com o urologista, principalmente, após os 50 anos, sendo que o risco aumenta com a idade. Para os negros, os exames devem começar aos 45 anos, uma vez que eles possuem maior risco de desenvolver a doença. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata corresponde a 31% de todos os casos de câncer em homens, no Brasil. Por isso a importância do diagnóstico precoce, assim como o devido tratamento, que aumentam as chances de cura da doença.
A prevenção, neste mês de novembro, é também em relação à diabetes, doença silenciosa que atinge 13,4 milhões de pessoas no Brasil (dados de 2012), o que corresponde a 6,5% da população entre 20 e 79 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Dados indicam que 50% dos portadores desconhecem que têm a doença. O Dia mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro, com a finalidade de conscientizar a população sobre a gravidade e a amplitude que essa doença tem tomado em todo o mundo, bem como as formas de prevenção e de tratamento.
Mútua investe em ações de prevenção
A Mútua está participando das duas campanhas e dará início às atividades direcionadas aos colaboradores e aos diretores da Instituição, já neste dia 1º. Durante todo o mês, a fachada do prédio da Instituição, em Brasília, na 409 Norte, está iluminada na cor azul e duas faixas estarão afixadas em apoio às campanhas. Serão distribuídos lacinhos de lapela, também na cor azul, aos colaboradores e visitantes. Haverá palestras com endocrinologista e urologista na Sede da Mútua sobre os assuntos e, além disso, um informativo on line sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e sobre diabetes será enviado aos mais de 60 mil associados (homens e mulheres) da Instituição.
Em 19 de novembro, data em que é comemorado o Dia Internacional do Homem, a Mútua, numa parceria com a Drogaria Drogasil da 315 Norte, vai realizar, na própria Instituição, exames de taxa de glicose e irá aferir a pressão de todos os colaboradores.
Essa jornada pela saúde, promovida pela Mútua, será estendida, em Brasília, aos Conselhos Federal e Regional de Engenharia e Agronomia (Confea e Crea-DF, respectivamente), durante o mês.
O trabalho consome uma grande parcela do tempo das pessoas, dessa maneira, além do desenvolvimento profissional, as organizações devem, também, promover ações visando o bem-estar e a saúde de seus colaboradores. O diretor-presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, defensor dessa postura institucional, destacou as iniciativas. “A participação da Mútua no Outubro Rosa foi um sucesso e conseguimos envolver todos nessa campanha tão importante. Em novembro, é a vez também dos homens. Sabemos que ainda existem muitos tabus e preconceitos em torno, principalmente, dos exames de prevenção do câncer de próstata, mas estamos falando de nossa saúde, da nossa vida. Por isso, a Mútua também dedica um mês às ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata e espero que todos se unam novamente por esse objetivo maior, que é a busca por mais qualidade de vida. Outra iniciativa acertada é a prevenção da diabetes, também extremamente relevante, sobretudo, com relação ao nosso estilo de vida”, enfatizou.