Colégio de Presidentes se reúne no CREA-MG

Eng. Capoani apresentou o relatório de ações da 70ª SOEA aos presidentes. Créditos: Arquivo CREA-MG

Terminada na quinta-feira, dia 31 de outubro, a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, fórum consultivo composto pelos presidentes dos Conselhos Regionais, do Conselho Federal e da Mútua, sediada pelo Crea-Minas e que começou na quarta-feira, 30 de outubro.

Antes do início dos trabalhos, foram proferidas palestras abordando vários temas de interesse dos profissionais da área tecnológica. O economista Alexandre Cordeiro Macedo, secretário executivo do Ministério das Cidades, falou sobre as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e a proposta de criação de um convênio com os Conselhos Regionais.  Segundo o secretário executivo, um país sem infraestrutura não se desenvolve. "Precisamos da ajuda dos Conselhos Regionais para que se execute, fiscalize e monitore as obras de maneira ágil e com maior qualidade, dando uma resposta mais firme para a sociedade”, ressaltou.

Em relação a atuação do Conselho na fiscalização das obra, o presidente do Crea-Minas, Engenheiro Civil Jobson Andrade, destacou que o Conselho tem capilaridade e seus profissionais têm todo o conhecimento para qualificar a fiscalização das obras em andamento. "Com isso nós vamos poder determinar melhor para os órgãos de governo  em que situação se encontra aquele empreendimento,  qual a sua qualidade e quais são as soluções aos conflitos que se apresentam", explicou o presidente do Crea-Minas.

Em seguida, profissionais das empresas envolvidas na criação do novo sistema de gestão de atendimento do Crea-Minas apresentaram o projeto que trabalha com um sistema de computação em nuvem e permite a rastreabilidade completa dos atendimentos, solicitações e protocolos do Conselho, além de proporcionar que os usuários proponham melhorias e correções de problemas encontrados.
“Foram feitas análises e pesquisas sobre o atendimento, e o sistema foi desenvolvido em função do planejamento estratégico do Crea-Minas. Ele busca, por meio da gestão eficiente dos processos, oferecer um atendimento de qualidade aos profissionais e empresas”, ressaltou o administrador Eduardo Rosa, diretor comercial da Plenos Consultoria.

O analista de sistemas Carlos Kamimura, gerente executivo no Brasil da empresa SalesForce, falou sobre o sistema de computação em nuvem e destacou o projeto do Crea-Minas como revolucionário. “O sistema tem 100% de portabilidade, ou seja, os protocolos e relatórios podem ser acessados em vários dispositivos. Tenho certeza que nos próximos eventos, os bons resultados serão compartilhados pelo Crea-Minas”, reforçou.

A última palestra foi do Engenheiro Civil Reinaldo Alves Costa Neto que falou sobre sua experiência na construção da cidade administrativa de Minas Gerais, uma das principais obras civis do país. Em outubro, o engenheiro lançou o livro Cidade Administrativa Tancredo Neves, que registra a história do projeto e da obra. “Tive a oportunidade de participar desse marco histórico, e espero que os presidentes dos Conselhos aqui presentes também possam fazer a história do seu tempo e da engenharia”, enfatizou.

Durante esses três dias, foram discutidos temas relacionados às áreas tecnológicas, além de assuntos institucionais e políticos do Sistema. A reunião contou com a participação vários presidentes de Regionais, entre eles o Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, do Rio Grande do Sul.