Notícia

Inspetoria de Vacaria realiza fiscalização conjunta com Polícia Ambiental


Créditos: Arquivo CREA-RS

Nos dias 28 e 30 de outubro, a Fiscalização do CREA-RS realizou duas operações conjuntas com o 4º Grupo de Polícia Ambiental da BM em três propriedades rurais nas cidades de Vacaria e Tupanciretã. Foram encontrados nos locais um série de irregularidades na utilização e armazenamento de defensivos agrícolas. As inspeções foram motivadas por denúncia ao Disque-Segurança do CREA-RS. 

De acordo com o agente fiscal Antonio Fernando Rossi Amarante, que participou da ação, o apoio da Polícia Ambiental foi solicitado após três tentativas fracassadas de vistoria na propriedade de Tupanciretã. No local, foi encontrado depósito clandestino de agrotóxico, que estavam armazenados juntos a produtos alimentícios, além de ausência de Receituário Agronômico e de responsável técnico pelo trabalho. “Em contato com o Sargento Pedro Giacometti que responde pelo Comando do 4º GPA, pedimos auxílio para efetuar a fiscalização no que fomos prontamente atendidos”, destacou Amarante. 

Em Vacaria, onde duas propriedades foram visitadas, também havia irregularidades. “Achamos os produtos em péssimas condições de armanezamento, sem as Receitas, nem nota de compra, além de agrotóxicos contrabandeados de fabricação Argentina”, relatou o fiscal. São cultivados na propriedade alho, beterraba e cebola. Nos três estabelecimentos os proprietários foram notificados pelo CREA-RS pela ausência do Receituário Agronômico dos produtos e por exercício ilegal da profissão pela não comprovação de participação de profissional habilitado nas atividades agrícolas realizadas. Os agrotóxicos foram recolhidos pela Polícia Ambiental que também acionou o Ministério Público. 

Agrotóxicos armazenados de forma inadequada foi uma das irregularidades encontradas pela fiscalização

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: