CREA-RS repudia declarações do ministro-chefe da Aviação Civil

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), com aproximadamente 70 mil profissionais, 12.500 empresas e 74 entidades de classe, vem a público manifestar sua insatisfação e repúdio, além de denunciar a inveracidade das declarações do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, que colocou a culpa pelos atrasos nas obras dos aeroportos nos Engenheiros brasileiros. A notícia veiculada na imprensa tem o seguinte teor: “Os jovens não saem bem formados da faculdade e os projetos são muito ruins. Os engenheiros são ruins”, afirmou o ministro durante o Encontro Nacional de Editores da Coluna Esplanada, realizado na quinta-feira (31), em Brasília.
Em 2007, quando foi anunciado que o certame seria no Brasil, a Fifa, a CBF e o Governo Federal tinham pleno conhecimento de que, para receber um evento desse porte, precisávamos estar preparados com estádios, aeroportos, rede de hospitais, transportes coletivos, rede hoteleira, energia, telecomunicações, entre outros, e que havia tempo suficiente para planejar e realizar os projetos e obras de infraestrutura necessários para atender o caderno de exigências da Fifa.
Neste País há falta de planejamento e de políticas públicas em todas as áreas de saúde, educação, segurança, transportes, energia e infraestrutura. São esses empreendimentos executados por profissionais e empresas da área tecnológica que impulsionam o desenvolvimento do País, gerando melhor qualidade de vida à sociedade. Mas para serem implementados dependem de decisões políticas.
Agora, o senhor ministro, em vez de reconhecer a falta de planejamento, controle e gestão, quer imputar a responsabilidade dos atrasos de obras aos engenheiros. Essas manifestações irresponsáveis são inadmissíveis e não honram a tradição do Poder Executivo, que deveria estar comprometido com a ética, a verdade, a certeza de suas informações e a justiça.
Culpar nossos engenheiros pelos atrasos e as universidades brasileiras pelo ensino deficitário não corresponde à realidade. Reafirmamos que o País tem seu crescimento assegurado graças às mãos e mentes dos profissionais da Engenharia brasileira.
O CREA-RS encaminhará ofício à Presidência da República, à Casa Civil, ao Ministério de Educação e à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República repudiando as declarações do ministro.

Diretoria do CREA-RS

Eng. Civil Luiz Alcides Capoani