Inspetoria do CREA-RS, instalada na Mútua, melhora atendimento

Eng. Civ. Joel Fischmann, à esquerda, e Eng. Civ. Gilmar Piovezan, à direita. Créditos: Arquivo Mútua-RS

Em três meses de instalação no prédio da Mútua, em Porto Alegre a inspetoria do Crea da capital gaúcha teve aumento significativo de atendimentos, em relação ao antigo local de funcionamento. Também houve uma grande melhora no conforto dos profissionais.

As inspetorias dos Creas têm a finalidade de descentralizar o atendimento aos profissionais e à sociedade. Sendo extensões técnico-administrativas da Sede dos Creas, elas foram criadas com o objetivo de auxiliar os profissionais e a comunidade local nos assuntos relacionados às profissões abrangidas pelo Sistema.  Cada unidade instalada significa maior presença e proximidade do Crea com os profissionais.

Dentre as principais funções das inspetorias está a fiscalização de obras e serviços técnicos, a divulgação da legislação do Sistema Confea/Crea e Mútua e do Código de Ética e a mobilização da categoria com a promoção de cursos, palestras e seminários, contribuindo com o aprimoramento do exercício profissional.

No Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, existem 43 inspetorias, sendo seis especiais e uma sediada na Capital que, desde agosto deste ano, está funcionando no prédio da Mútua-RS. “Visando oferecer mais comodidade e facilidades aos profissionais, a Mútua-RS e o CREA-RS firmaram parceria para que a Inspetoria de Porto Alegre fosse levada para dentro da Mútua, sendo instalada na loja térrea do prédio”, explica o diretor geral da Regional, Engenheiro Civil Gilmar Amaral Piovezan. A parceria prevê custo zero de locação para o CREA-RS, sendo que o Conselho arca apenas com os custos condominiais proporcionais à área da Inspetoria.

“Essa era uma aspiração antiga do CREA-RS, pois a Mútua e o Conselho fazem parte do mesmo Sistema e trabalham pelo bem comum dos profissionais. Então, nada melhor do que a Inspetoria funcionar no prédio da Mútua. Tive a satisfação de nessa minha gestão, através dos esforços das diretorias do CREA-RS, da Mútua-RS e dos inspetores de Porto Alegre, conseguir concretizar isso”, comemora o inspetor chefe da Inspetoria de Porto Alegre, engenheiro mecânico Joel Fischmann.

Além de todo o conforto que as novas instalações da Inspetoria garantem aos profissionais, Fischmann ressalta que o espaço atende a todas as normas de acessibilidade, facilitando o acesso ao local das pessoas que têm alguma dificuldade de locomoção. Além disso, o inspetor chefe destaca que após a ida da Inspetoria para a Mútua-RS, aumentou quatro vezes o número de atendimentos realizados.

“Devido à melhor localização da Inspetoria e também pela ampla divulgação que fizemos, nosso atendimento aos profissionais aumentou cerca de quatro vezes. Além de beneficiar os profissionais que nos procuram, essa mudança também foi muito positiva para os inspetores, fiscais, para as nossas atendentes e, ainda, para os membros das diversas Comissões da Inspetoria que frequentemente se reúnem em nossa nova sala de reuniões”, avalia Fischmann.

Mudança foi positiva também para a Mútua

Para o diretor geral da Mútua-RS, essa parceria mostra que a Caixa de Assistência, além de atender a sua área fim, que é a de oferecer serviços assistenciais aos profissionais, também está preocupada com a sustentabilidade do Sistema e com o desenvolvimento dos profissionais. “A vinda da Inspetoria do Crea-RS para o prédio da Mútua-RS representa mais conforto e comodidade para os profissionais. Em termos de instalações, a Inspetoria de Porto Alegre é a melhor do Estado. O número de profissionais na Capital chega a 20 mil que, em sua maioria, buscam os serviços de fiscalização e atestado de capacidade técnica. Agora, nas novas instalações, houve um aumento e uma melhora considerável e substancial no atendimento aos profissionais”, enfatiza.

O Inspetor Fischmann destaca que a mudança trouxe, ainda, ganhos institucionais para o Crea e para a Mútua. “É uma relação de mão dupla. Os profissionais que vão ao prédio tratar de algum assunto na Inspetoria passam a conhecer a Mútua e os aqueles que buscam os benefícios da nossa Caixa de Assistência também podem conhecer melhor a Inspetoria. É uma divulgação natural”, pondera.

Piovezan também corrobora esse entendimento. “Além dos profissionais, que se beneficiaram muito com as novas instalações da Inspetoria, a Mútua também ganhou muito com esta parceria, pois com a Inspetoria funcionando dentro do nosso prédio, tivemos um aumento no número de profissionais que lá circulam”, comenta.

A Mútua-RS planeja ações visando estreitar a relação com os profissionais que vão até seu prédio em busca dos serviços da Inspetoria. Dentre essas ações está a instalação de um painel digital na sala da Inspetoria, onde serão divulgadas informações sobre a Mútua e seus benefícios. Além disso, está sendo estudada a possibilidade de uma colaboradora da Mútua ficar na sala da Inspetoria para tirar dúvidas dos profissionais. “Temos uma meta de aumentar 20% nosso número de associados de Porto Alegre no ano que vem e a instalação da Inspetoria em nosso prédio será um grande facilitador. Outra ação que também tem trazido mais profissionais para dentro da Mútua foi o lançamento do Núcleo de Apoio ao Profissional (NAP) Eng. Odir Ruckhaber, onde são realizados treinamentos técnicos para os profissionais”, relata o diretor geral da Mútua-RS.

Fonte: Acme/Mútua