Força-tarefa dos Conselhos Profissionais ocorre em Santa Maria

A partir da esquerda, Farm. Éverton Borges, Eng. Paulo Farias e Farm. William Peres . Créditos: Arquivo CREA-RS

Mais de 30 agentes fiscais de 16 Conselhos regionais, integrantes do Fórum dos Conselhos das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS), estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (27), na sede da Inspetoria do CREA-RS em Santa Maria, para a abertura oficial da ação conjunta de fiscalização em diversos estabelecimentos do município.

A ação marca os dez meses da tragédia da Boate Kiss e tem como objetivo conscientizar a sociedade para a importância da contratação de profissionais legalmente habilitados para a garantia da segurança da população. Farmácias, academias, escolas infantis, hospitais e clínicas, clínicas veterinárias, agropecuárias, bibliotecas, postos de saúde, prefeitura, entre outros estabelecimentos serão inspecionados.

De acordo com o assessor técnico da presidência do Conselho Regional de Farmácia do RS, Éverton Borges, que representa a presidência do Fórum, a ação  tem com princípio afirmar a importância da prevenção. “Estamos juntos à Associação das Vítimas para retomar esse assunto e destacar à população que os Conselhos atuam na prevenção, que profissionais habilitados e qualificados vão oferecer serviços de qualidade à sociedade”, afirmou.

Também presente, o 1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e de Seg. Trabalho Paulo Deni Farias, afirma ser o Sistema Confea/Crea o maior do País, destacou a relevância do esforço conjunto empregado na operação conjunta, inédita no País. “trabalhamos na defesa da sociedade e para isso temos que amar os nossos semelhantes, pois além de um trabalho técnico realizamos um trabalho social.” Lembrou, ainda, que o CREA-RS esteve presente desde o primeiro dia após a tragédia.

Participam da ação os conselhos de Administração, Biblioteconomia, Biologia, Contabilidade, Corretores de Imóveis, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia e Agronomia, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

Durante toda a tarde representantes dos Conselhos também prestaram informações sobre as profissões regulamentadas à população na praça Saldanha Marinho junto ao quiosque da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Até às 15 horas, em um resultado parcial da ação, mais de 140 estabelecimentos já haviam sido visitados.