Casas de festas infantis são alvo da blitz de fiscalização na capital

Esta ação tem caráter preventivo e orientativo. Créditos: Arquivo CREA-RS

Durante esta semana, agentes fiscais de Porto Alegre realizam blitz em casas de festas infantis para averiguar as condições de segurança e a existência de profissional e empresas habilitadas. Entre os itens verificados: estruturas metálicas (palco, arquibancadas, pirâmides, e outros existentes); instalação e manutenção de brinquedos elétrico/eletrônicos entre outros; elétrica (iluminação, sonorização, geradores, e outras atividades técnicas da área) e PPCI.
No primeiro dia da ação, mais de 30% dos estabelecimentos programados foram vistoriados. Em algumas casas de festas foram entregue o Termo de Requisição de Documentos e Providências (TRDP), por meio do qual será possível a verificação dos profissionais e empresas responsáveis pela prestação de serviços de montagem e manutenção dos equipamentos eletroeletrônicos e pelo PPCI. Os responsáveis pelo estabelecimento têm 10 dias, a contar da data da visita, para entrega da documentação no Conselho.
No segundo dia da ação, a equipe de Fiscalização vistoriou uma casa de festas no bairro Três Figueiras. Foi recebida por um dos proprietários, que apresentou a infraestrutura do local e, em seguida, toda a documentação solicitada referente à instalação e manutenção dos equipamentos eletroeletrônicos, as ARTs dos profissionais e empresas prestadoras de serviço, entre eles PPCI e o laudo populacional.

Segundo dia da ação
Segundo o proprietário, “é preciso investir para garantir a segurança de nossos clientes, as crianças. Os brinquedos são vistoriados a cada seis meses,  temos brigadistas, equipamentos de prevenção contra incêndio (conforme Alvará expedido pelo Corpo de Bombeiros), laudo populacional e outros, além de toda a documentação exigida pelos órgãos municipais em dia”, informa.
O gestor da Fiscalização do CREA-RS, Eng. Quím. e de Seg. Trab. Marino Greco, acompanhado do gerente José Eduardo Macedo e do agente fiscal Rafael Lorenz, examinou atentamente toda a documentação que estava regularizada. “É importante que o cliente, antes de contratar um estabelecimento, também exija a apresentação dessa documentação. Somente assim poderemos minimizar riscos”, explana Eng. Marino.
A ação que iniciou na terça-feira tinha a previsão de vistoriar 50 estabelecimentos, mas tem recebido pela Ouvidoria e Disque-Segurança indicações de novos locais. “Aumentamos em 20% o número de fiscalizações para contemplar as solicitações recebidas”, informa o gestor.
Esta blitz segue até quinta-feira (23) com a participação de quatro agentes fiscais que trabalham para atingir a meta estabelecida.