Notícia

Publicação do TCE-RS contou com a ajuda técnica do CREA-RS


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) apresentou, nesta terça-feira (27), em seu portal, a análise realizada nas estruturas de fiscalização municipais. O trabalho, que foi desenvolvido pela Assessoria Técnica da Direção de Controle e Fiscalização do TCE-RS, contou com a colaboração do CREA-RS na fase de formulação das questões e do levantamento e validação dos dados. Participaram da equipe do CREA-RS os analistas Eng. Agr. Márcio Amaral Schneider, Eng. Civis Cristiane Oliveira e Viviane Mattje Dalpiaz, Eng. Eletricista Maurício Librenz da Rocha, Eng. Florestal Roberta Klafke Petermann, Eng. Mec. Júlio César Pereira Aurellano e Sávio Pacheco Melo, Eng. Químico Djalmo Dias Torres, Geól. Gustavo Amorim Fernandes, o gestor e o supervisor da Fiscalização Eng. Químico e de Seg. do Trab. Marino Greco e David Grazziotin, respectivamente, e o assesor da Presidência Eng. Civ. Donário Rodrigues Braga Neto. 

De acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, o diagnóstico oferece elementos às próprias administrações, permitindo que, quando necessário, possam adotar medidas corretivas e aperfeiçoar sua atuação nas diferentes áreas examinadas. Além disso, disponibiliza informações relevantes para a atuação fiscalizadora das Câmaras de Vereadores e ao controle da sociedade local. Já no âmbito do Tribunal, o levantamento vai subsidiar as respectivas auditorias. “Vamos intensificar a fiscalização relativa à prestação desses serviços. E, para isso, ainda neste ano devemos realizar concurso para a nomeação de 21 novos engenheiros”, disse.   

Entre as 23 atividades técnicas de engenharia, arquitetura e meio ambiente realizadas pelos municípios, estão a fiscalização de obras civis quanto à regularidade e funcionamento de equipamentos de segurança e prevenção contra incêndios, dos serviços de fornecimento de energia elétrica, água e esgoto e a emissão de habite-se. 

As informações foram repassadas pelos municípios ao TCE-RS através de um questionário eletrônico, de acesso restrito ao responsável pela Unidade de Controle Interno de cada Executivo. A pesquisa foi aplicada entre abril e agosto de 2013. Atenderam plenamente à solicitação do Tribunal 481 municípios, o que corresponde a 96,8% do total de Executivos do Estado do Rio Grande do Sul. Apenas um município respondeu ao questionário de forma parcial  e 15 não encaminharam as respostas referentes as suas estruturas. 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: